Promovida pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, através da Secretaria Municipal de Habitação, a 4ª edição da Conferência Municipal das Cidades de Não-Me-Toque teve como tema “A Função social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” apontando para as diversidades sociais e territoriais de nosso país.
Com o seu foco voltado para a reflexão sobre os importantes avanços na qualidade de vida da população, sejam eles em âmbito nacional, estadual ou municipal, colocou os participantes diante de um desafio complexo que é de transformar e planejar, através da participação popular, o desenvolvimento de nossas cidades.
O Brasil, desde a metade do século passado, deixou de ser um País rural e passou a ser uma nação intensamente urbanizada. Cerca de 160 milhões de brasileiras (os) estão vivendo nas cidades. Essa concentração da população nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, trouxe alguns problemas para a qualidade de vida da geração atual comprometendo a sustentabilidade no futuro. Não-Me-Toque também vem apresentando uma diminuição da população rural, que passou de 2.382 (2008) para 1.972 (2010) conforme o IBGE.
Para isso será preciso ir além de manter e ampliar os investimentos em infraestrutura, será necessário investir no planejamento urbano! Só assim haverá o desenvolvimento ordenado, sustentável e aliado a qualidade de vida!
Além da participação da comunidade, a Conferência contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer, da Presidente da Câmara de Vereadores Paula Samuel Van Schaik, do Secretário de Habitação Oli Padilha dos Santos, do Presidente do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social Cristiano Farias de Lima, demais Vereadores, Secretários Municipais, representantes de entidades e imprensa.
Os debates dos eixos temáticos foram:
“O Brasil Urbano: a cidade que temos” e “A função social da cidade e da propriedade”, abordado por Karina da Costa, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho graduada também em Arquitetura e Urbanismo.
Já Juliana Linhares Rubim, Arquiteta e Urbanista integrante da equipe de engenharia da Prefeitura Municipal dividiu com os presentes seu conhecimento sobre o plano diretor, abordando o tema “A cidade que queremos”.