As rodadas de negociações com o Hospital Alto Jacuí seguiram esta semana com uma reunião na terça-feira (31), no Gabinete da Prefeita Teodora Lütkemeyer, com a presença do Secretário Municipal Marco Costa, dos Prefeitos de Victor Graeff Claudio Alflen e de Lagoa dos Três Cantos Sergio Lasch, acompanhados de seus Secretários de Saúde e do Conselheiro do Hospital Alto Jacuí Johannes Van Riel.
Desde o anúncio por parte do Hospital Notre Dame Júlia Billiart da suspensão do atendimento de urgência e emergência 24h – Portas Abetas, diversas tratativas de viabilizar a oferta de serviço para a população dos três municípios vêm sendo tomadas. Um contrato emergencial para atendimento foi feito com o Hospital Beneficência Alto Jacuí para atendimento até o final do mês de Maio e foi o assunto em pauta da última reunião.
Um novo compromisso de forma emergencial foi formalizado entre os Municípios e o Hospital para dar continuidade ao atendimento da urgência e emergência até o dia 30 de Junho. Este atendimento será prestado em forma de sobreaviso diurno e plantão presencial noturno, sendo que somente serão atendidos casos de urgência.
Procure a Unidade de Saúde do seu Bairro!
O Secretário de Saúde Marco Costa reforça a recomendação por parte da Secretaria de Saúde para que as pessoas procurem primeiramente atendimento junto a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e que se dirijam ao hospital somente em caso de urgência.
“O plantão é um serviço de socorro ao paciente, portanto é necessário o bom senso e a colaboração da população para que possamos manter este atendimento, que atualmente é feito de forma emergencial e temporária para quem realmente necessita. Todos os postos de saúde do Município possuem médicos e profissionais qualificados para prestar o atendimento aos pacientes”, ressaltou o Secretário.
Conforme Marco, estão sendo acertadas agendas junto a Coordenadoria Regional de Saúde, buscando soluções não somente para a questão dos não-me-toquenses, mas de demais instituições hospitalares da região, que também prestam importantes serviços como atendimentos em especialidades médicas.
Teodora Lütkemeyer, Prefeita Municipal, diz que a Administração Municipal continuará gestionando sobre o assunto para que o serviço possa ser prestado da melhor forma possível e sem deixar a população desamparada, pois sabe-se da importância da urgência e emergência, que atende em média cerca de 800 pessoas mensalmente.
“Vamos pressionar o Governo do Estado para que não se omita mais e tome alguma medida que venha auxiliar na solução deste atendimento. Os Municípios possuem inúmeros encargos e manter este atendimento de urgência e emergência com recursos próprios por tempo indeterminado sem o auxílio de repasses não será possível” disse a Prefeita.