Ainda não estamos no inverno, estação que é sempre associada a doenças como a gripe, porém órgãos de saúde já estão em alerta diante do surto da gripe H1N1 em São Paulo e a terceira morte pela doença confirmada em Santa Catarina. Os dois Estados citados decidiram que anteciparão a imunização contra o vírus antes mesmo do começo da campanha nacional.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde também tem a expectativa de adiantar o início do cronograma de vacinação. Marcada para começar nacionalmente em 30 de abril, o período de aplicações pode ter a largada no RS em 25 de abril.
A Campanha de Vacinação tem como principal meta reduzir as complicações relacionadas às doenças, bem como as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
A população alvo, considerada de risco, pelo ministério da saúde são:
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
– Gestantes e puérperas até 45 dias pós parto
– Idosos a partir de 60 anos
– Profissionais da área da saúde
– Portadores de doenças crônicas
Em Não-Me-Toque a meta é vacinar 80% da população alvo, sendo que no Sábado, dia 30 de Abril, todos os postos de saúde estarão abertos para aplicação da vacina, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
A vacina é contraindicada para pessoas que no momento estão com alguma infecção aguda que apresente febre e história de reação anafilática prévia em doses anteriores, assim como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
A vacina em domicilio para as pessoas acamadas pode ser agendada com o Agente Comunitário Saúde ou pelo telefone (54) 3332-4122 ramal 207.
GRIPE
A gripe ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Representa um risco maior para crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico fraco.
A gripe é tratada principalmente com repouso e fluidos para deixar o corpo combater a infecção sozinho. Analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre podem ajudar com os sintomas. Uma vacina anual também ajuda a prevenir a gripe e limitar suas complicações.
CONTÁGIO
Ocorre por meio de espirros, tosse e contato direto com pessoas ou locais e objetos contaminados (aperto de mão ou utilização de talheres, por exemplo).
Para diminuir as chances de contágio, os locais fechados devem ser evitados e o hábito de lavar as mãos (se possível, com álcool gel) deve ser frequente.
SINTOMAS
Febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Terão prioridade de vacinação crianças de seis meses a cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, presos e funcionários do sistema prisional.
COMO PREVENIR
– Adotar hábitos simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão
– Não compartilhar objetos pessoais se estiver com sintomas
– Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirar
– Manter ambientes de grande circulação sempre limpos
– Deixar ambientes úmidos ventilados e iluminados com luz solar