Jairo Ferreira é radialista desde 1977 e além de destacar-se como locutor de rádio, produz uma carreira literária utilizando muitos de seus textos nos programas que apresenta.
É poeta reconhecido, locutor, cantor e compositor, além de fértil escritor. Escreveu durante anos para vários jornais do Estado do Rio Grande do Sul, sempre no gênero de crônica e poesia.
Seu primeiro livro publicado na década de 1980 foi “O Portal do Arco Íris”, em seguida publicou o livro: “Curso de Rádio”, onde procurou passar um pouco de sua experiência profissional para alunos do curso de radialismo do Senac.
Representando o município de Não Me Toque, participou do Concurso Nacional Novos Poetas, classificando o poema “O Homem Perfeito” que foi publicado na Antologia Poética, Poesia Livre 2014, e no mesmo ano, publicou o livro de crônicas e contos “O Rádio me Salvou”.
Em 2016, está lançando seu novo livro de crônicas “O Menino Das Poças d`água”.
Jairo Ferreira sempre diz que já tem livros escritos para os próximos anos. Aguardamos a trilogia “O Poeta que Habita em mim”, três livros de poesias ligadas ao nosso tempo. Também o livro “Contos Eróticos”, cujo título ainda é provisório, o livro de sonetos “A Concreta Abstração do Poeta” e atualmente escreve um romance cujos personagens vivem em Brasília.
Para o lançamento de seu novo livro, dia 31 de março, no Auditório da Prefeitura Municipal de Não Me Toque, o autor promete uma pequena palestra versando sobre a sua obra escrita e a importância da leitura. Também estará realizando um pocket show onde cantará músicas de Tim Maia, Zé Ramalho e outros.
A obra estará à disposição para autógrafos e a entrada será franca. Jairo Ferreira quer reencontrar seus amigos e relembrar o convívio de seis anos, tempo em que foi locutor e diretor da Rádio Magia FM.