A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, em parceria com a Administração Municipal de Não-Me-Toque, promoveu nesta terça-feira (15) no auditório da Prefeitura, um encontro com representantes de Prefeituras Municipais do Consórcio de Municípios do Alto Jacuí – COMAJA, eletricistas, comerciantes de material elétrico e de construção, fabricantes de postes e de caixas de medição, para explicar as mudanças nas normas do padrão de entrada.
A RGE ampliou o prazo de transição da unificação das normas do padrão de entrada de energia elétrica para novas instalações residenciais, comerciais e industriais para 31 de março de 2016. A mudança no padrão foi adotada pela companhia para dar mais segurança aos clientes e também seguir o modelo adotado por todas distribuidoras do Grupo CPFL no Brasil.
Durante o período de transição, os dois padrões de entrada serão aceitos. Após 31 de março, a RGE só fará novas ligações em unidades consumidoras que seguirem as determinações da nova norma. Quem tem a ligação antiga não sofre qualquer consequência e terá o fornecimento de energia mantido regularmente.
A mudança acompanha a evolução tecnológica dos dispositivos disponíveis no mercado e traz mais segurança. A nova norma indica os materiais que devem ser utilizados, como disjuntores, caixas, quadros elétricos e postes. O regramento adotado pela CPFL também determina como esses materiais devem ser empregados, garantindo maior segurança para quem instala e utiliza.
A mudança vem sendo preparada há mais de um ano pela RGE. Neste período, a área técnica da distribuidora fez visitas e palestras em entidades e sindicatos na região de concessão e manteve contato com fornecedores para detalhar as mudanças no padrão de entrada, especialmente para o setor elétrico e da construção civil, que terão uma participação mais relevante na utilização da nova regra.
A Prefeita Teodora Lütkemeyer e a Secretária Municipal de Gabinete Katiusca de Oliveira recepcionam e deram as boas-vindas aos representantes de 15 Municípios da região, nesta capacitação que contou com a presença de 88 profissionais ligados à área elétrica.
A RGE disponibilizou um guia com as principais alterações que podem ser consultados no endereço www.rge-rs.com.br/.
Fonte: RGE