A noite de domingo (10) foi marcada pela posse e diplomação dos novos conselheiros tutelares Derli Vargas Witcel, Elena Maria de Quadros Costa, Roberto Antônio Kirinus, Rosane Maria Barboza e Vanise Beatriz Fritzen da Silva e suplentes Flávia Fritzen, Marcelo Prates, Noeli Terezinha Barboza D’Amaratt e Rosane Fátima de Oliveira.
Prestigiaram o evento a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Presidente da Câmara de Vereadores Paula Samuel Van Schaik, Luciane Kissmann representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), a coordenadora do CRAS Silvia Nemeck Loss, a atual coordenadora do Conselho Tutelar Celia de Vargas, Secretários Municipais, vereadores, imprensa e membros da comunidade não-me-toquense.
O Conselho Tutelar é um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes de todo o Brasil e garantir proteção total a eles, concebido pela Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990.
O conselheiro é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.
“Parabenizamos os novos conselheiros tutelares e desejamos sucesso a todos neste novo desafio em suas vidas. A Administração é parceira do Conselho Tutelar afim de garantir as nossas crianças e adolescentes seus direitos, zelando principalmente pelo seu bem estar e segurança”, disse a Prefeita Teodora Lütkemeyer.