Uma visitante que esteve em Não-Me-Toque na semana passada, ao passar mal foi atendida no posto de saúde do Bairro Santo Antônio com sintomas da dengue, sendo encaminhada para a vigilância epistemológica. No atendimento passou por exames os quais foram encaminhados para o Lacen em Porto Alegre, retornando com o resultado positivo da dengue.
A visitante é da cidade de Canarana – Mato Grosso e estava visitando familiares no Bairro Santo Antônio. A residência na qual estava hospedada foi bloqueada na manhã desta quarta-feira (06) para início de uma pulverização de inseticida, bem como as residências da proximidade.
Conforme o Secretário de Saúde Marco Costa, “Não-Me-Toque já possui mais de 400 focos positivos onde foram encontrados mosquitos transmissores da dengue, agora com um caso confirmado existe um grande risco de uma epidemia. Estamos em alerta na Secretaria de Saúde e precisamos que a população faça sua parte não deixando água parada, temos um projeto de dedetização em vários pontos da cidade que nas próximas semanas estará iniciando”, destacou.
O ciclo do Aedes Aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença. Em poucos dias de água parada qualquer lugar se torna um criadouro de mosquitos, por isto é preciso a ajuda de todos para o combate à dengue.