Desde os anos 80 o mundo uniu forças para conscientização sobre o vírus HIV, ficando assim instituído o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Combate à AIDS.
Pensando na conscientização da comunidade local, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma ação na terça-feira (1) na Praça Central Dr. Otto Schmiedt, das 13h às 18h, realizando o teste rápido para detecção do vírus HIV e campanha de informação sobre o contágio e casos existentes no Município.
Atualmente existem 46 casos notificados pela vigilância epidemiológica em Não-Me-Toque, sendo que o primeiro caso foi descoberto em 1997.
Estima-se que uma em cada cinco pessoas desconhece que é portadora do vírus, o que revela possibilidade de novas infecções pela falta de informação.
Buscando prevenir sobre o vírus são realizadas regularmente campanhas de testagem além deste dia de campanha e todas as unidades de saúde do município realizam o teste rápido para HIV e também para sífilis.
Caso tenha dúvidas devido a ter mantido relações desprotegidas ou no caso de compartilhamento de seringas ou outro material contaminante, compareça a uma unidade de saúde e realize o teste. É rápido, gratuito e há garantia de sigilo.
O tratamento é gratuito na Rede de Saúde Pública.