Poder Executivo de Não-Me-Toque Poder Executivo de Não-Me-Toque

Sábado foi dia de conscientização em Não-Me-Toque!

Conscientização e prevenção, esta é a palavra adotada pela Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque em suas ações desenvolvidas com a população durante o ano. No sábado (21), a equipe de agentes de saúde e combate a endemias com o auxílio do grupo de voluntárias Amigos da Vida realizaram um pedágio de conscientização voltado a prevenção e conscientização dos não-me-toquenses sobre a importância dos cuidados com a saúde e o perigo da Dengue! Mudas de arvores nativas fornecidas pela empresa E. Orlando Roos também foram entregues aos motoristas que passavam pelo local

Mudas de árvores Nativas foram fornecidas pela empresa E. Orlando Roos
Mudas de árvores Nativas foram fornecidas pela empresa E. Orlando Roos

A ação fez parte das atividades desenvolvidas no Novembro Azul, mês voltado a saúde masculina especialmente ao câncer de próstata. A cada 6 homens, 1 é portador da doença, e a estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Assim como o Câncer de Mama, se detectado precedentemente o câncer pode ser vencido com um tratamento menos invasivo do que o procedimento cirúrgico. Homens a partir de 40 anos devem procurar um médico e fazer o exame preventivo.

Dia D Contra a Dengue”

Aproveitando, as equipes também estiveram fazendo um alerta a população devido aos inúmeros focos do mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor de doenças como a Dengue, a Febre Chikunguinia e o Zika Virus.

Equipes de combate a endemias já encontraram 392 focos do mosquito transmissor
Equipes de combate a endemias já encontraram 392 focos do mosquito transmissor

Somente em Não-Me-Toque, as equipes de combate a endemias já encontraram 392 focos do mosquito transmissor, situação alarmante devido ao grande risco de uma epidemia. Para se ter uma ideia, em 30 a 35 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas e com a chegada das chuvas de verão, típicas em boa parte do Brasil, e o aumento da temperatura é importante começar a prevenção o quanto antes.

A regra básica é: não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Com a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. A dica é manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques, cisternas devidamente fechados e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado e demais recipientes que possam armazenar água e acabarem virando criadouros do mosquito!

Últimas notícias

Mais notícias
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir