Conscientização e prevenção, esta é a palavra adotada pela Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque em suas ações desenvolvidas com a população durante o ano. No sábado (21), a equipe de agentes de saúde e combate a endemias com o auxílio do grupo de voluntárias Amigos da Vida realizaram um pedágio de conscientização voltado a prevenção e conscientização dos não-me-toquenses sobre a importância dos cuidados com a saúde e o perigo da Dengue! Mudas de arvores nativas fornecidas pela empresa E. Orlando Roos também foram entregues aos motoristas que passavam pelo local
A ação fez parte das atividades desenvolvidas no Novembro Azul, mês voltado a saúde masculina especialmente ao câncer de próstata. A cada 6 homens, 1 é portador da doença, e a estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.
Assim como o Câncer de Mama, se detectado precedentemente o câncer pode ser vencido com um tratamento menos invasivo do que o procedimento cirúrgico. Homens a partir de 40 anos devem procurar um médico e fazer o exame preventivo.
“Dia D Contra a Dengue”
Aproveitando, as equipes também estiveram fazendo um alerta a população devido aos inúmeros focos do mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor de doenças como a Dengue, a Febre Chikunguinia e o Zika Virus.
Somente em Não-Me-Toque, as equipes de combate a endemias já encontraram 392 focos do mosquito transmissor, situação alarmante devido ao grande risco de uma epidemia. Para se ter uma ideia, em 30 a 35 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas e com a chegada das chuvas de verão, típicas em boa parte do Brasil, e o aumento da temperatura é importante começar a prevenção o quanto antes.
A regra básica é: não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Com a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. A dica é manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques, cisternas devidamente fechados e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado e demais recipientes que possam armazenar água e acabarem virando criadouros do mosquito!