De 8 a 28 de novembro de 2014
Público alvo:
-Para receber as gotinhas contra a paralisia infantil: crianças a partir de 6 meses a 4 anos 11meses e 29 dias.
-Para receber a vacina contra o sarampo: todas as crianças a partir de 1 ano até 4 anos 11meses e 29 dias.
Devido às mudanças no cronograma de vacinação e a complexidade do sistema de informação para os registros das doses das vacinas, nesta campanha de vacinação não haverá equipes volantes e será realizada apenas na sala de vacinas do Posto de Saúde Central.
É indispensável a apresentação da carteira de vacinação para ser avaliada a situação vacinal da criança e registrar. A campanha de vacinação contra a poliomielite tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. A meta mínima é vacinar 95% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
O que é campanha de seguimento?
O Brasil assumiu o compromisso, junto aos demais países membros da organização pan-americana de saúde, de erradicar o sarampo deste continente até o final do ano 2000. Foi então elaborado um plano com medidas intensivas de vigilância e combate à doença. Uma das estratégias utilizadas é a campanha de seguimento: vacinação de todas as crianças menores de 5 anos. Esta campanha deve ser realizada sempre que há o acúmulo de crianças menores de 5 anos desprotegidas (suscetíveis).
O que é o sarampo?
É uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus, podendo levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por via respiratória, isto é, o indivíduo doente lança no ar o vírus existente nas secreções nasais e da garganta. A pessoa suscetível (não protegida, sem anticorpos), quando infectada irá apresentar após um período de incubação de cerca de 10 dias febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (chamado exantema), tosse, coriza e conjuntivite
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o grupo de Voluntárias de Não-Me-Toque e com o apoio de várias empresas, desenvolveu uma programação especial buscando conscientizar o maior número de pessoas possíveis durante este mês. Para trazer uma conscientização visual à sede da Prefeitura Municipal e do Posto de Saúde Central durante a noite, estes prédios públicos estão com iluminação rosa.
Confira a programação:
18/10 – 7h30min às 11h30min: Exames preventivos e agendamento de mamografias no Posto Central – convênio com empresas locais
23/10 – 20h: Teatro a cargo do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul-IMAMA – Local: Escola São Francisco Solano.
25/10 – 7h30min às 11h30min: Exames preventivos e agendamento de mamografias no Posto Central – convênio com empresas locais
28/10 – 20h: Palestra com o Dr. José Ivalei Guerreiro-médico mastologista especialista em reconstrução mamária. Local: Auditório da ACINT.
28 e 29/10 – 08h às 17h: Capacitação a cargo do Imama – para servidores da Secretaria da Saúde e Grupo de Voluntárias.
30/10 – 08h às 17h: Feira de Saúde do Hospital Notre Dame Julia Biliart.
Todas as atividades tem com o objetivo alertar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, tratamento, reabilitação e apoio psicossocial, bem como ressaltar a relevância dos exames especializados e sensibilizar a população para contribuir na erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.
O Conselho Municipal do Idoso – CMI, criado pela Lei Municipal nº 3.548, de 24/03/2009, com sede na cidade de Não-Me-Toque, é um órgão colegiado de caráter público, com vínculo administrativo e financeiro à Secretaria de Municipal de Assistência Social.
O Conselho Municipal do Idoso – CMI tem por finalidade congregar esforços dos órgãos públicos, entidades privadas, grupos de idosos e da Sociedade, para inserir a pessoa idosa nos espaços sociais. Ainda, o CMI tem como atribuições: zelar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas do idoso no Município, para assim, garantir a autonomia, a integração e a participação do idoso na sociedade.
Administre você mesmo o seu imposto de renda. Ajude a cuidar dos nossos idosos
SUA DOAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
O Fundo Municipal do Idoso foi criado pela Lei Municipal Nº 4.435 de 23 de Junho de 2014.
VANTAGENS DE DESTINAR SEU IMPOSTO DE RENDA PARA O FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO:
– Seu imposto de renda fica em Não-Me-Toque, sendo aplicado nas açoes voltadas aos Idosos Não-Me-Toquenses.
ü Voce pode acompanhar a aplicaçao dos recursos, através da prestaçoes de contas do Conselho Municipal do Idoso.
– Com essa destinação, poderemos qualificar e ampliar o atendimento a populaçao idosa do nosso município.
QUEM PODE DESTINAR?
– Pessoas Físsica que declaram seu Imposto de Renda através do Modelo Compelto – até 6% do imposto devido.
– Pessoas Jurídicas que apurarem a tributação pelo Lucro Real – até 1% (consulte o seu contador)
COMO?
ü Faça um depósito identificado com o nome e o numero do CPF/CNPJ do doador ao Fundo Municipal do Idoso:
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 0839-7
CONTA: 15.551-9
CNPJ: 18.800.871/0001-55
– Guarde o recibo de destinação emitido pelo Conselho Muncipal do Idoso – CMI, e apresente o meso ao declarar seu Imposto de Renda.
É importante que o depósito seja identidicado com o CPF /CNPJ – para que não haja problemas com a Receita Federal durante a sua Declaração do Imposto de Renda
Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 3332-3132
EXTRATO DE EDITAL
Concurso – Edital n.º 065/14 (clique aqui para ver o arquivo)
Objeto: Concurso objetivando a escolha do Hino oficial do Município de Não-Me-Toque
Prazo para entrega das sugestões: 15 de outubro a 28 de novembro de 2014, na Secretaria Municipal de Educação – RS, sita à Av. Waldomiro Graeff, n.º 990. Maiores informações, fone (54) 3332-3388 ou no site www.naometoquers.com.br
TEODORA B. S. LÜTKEMEYER
Prefeita Municipal
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto convida a todos para a participar no dia 25 de Outubro, do 2° Encontro Regional de Corais, a ser realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal Breno Kirinus em Não-Me-Toque, com início às 20 horas.
O encontro terá a participação dos Corais: Coral Municipal de Não-Me-Toque, Coral Vozes do HBST de Encantado, Coral AABB de Erechim, Coral Municipal de Roca Sales e Coral da URI de Erechim.
Após as apresentações haverá jantar e, em seguida confraternização. Os cartões para jantar já estão disponíveis na Casa da Cultura a R$ 18,00 o cartão.