A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de informatização dos postos de saúde. Nesta sexta-feira, dia 25 de abril, as agentes de saúde receberam capacitação para iniciarem o cadastramento de dados das famílias de acordo com as áreas de atuação. O e-sus, sistema eletrônico disponibilizado pelo Governo Federal será implantado em todas as unidades, concomitantemente com o PEC-Prontuário eletrônico do cidadão.
De acordo com Roberta Alberton, servidora responsável pela coordenação da implantação, o trabalho maior será o de cadastramento inicial das famílias, condição fundamental para o funcionamento correto do sistema.
A Secretaria de Saúde estará realizando uma campanha para que a população receba bem as agentes de saúde e disponibilize os dados solicitados. “Será praticamente um recenseamento da população”, destaca o Secretario de Saúde, que espera agilizar serviços e melhorar o atendimento a população.
Para modernização das unidades, o município esta adquirindo computadores e periféricos e tem projeto protocolado no programa rede-sus do Ministério da Saúde, que disponibiliza verbas para aplicação em equipamentos de informática.