Com o intuito de fortalecer as políticas públicas que garantam os direitos da criança e do adolescente o Município aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança, que tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios para a implementação de políticas e ações que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Programa propõe um conjunto de ações destinadas a garantir os direitos de crianças e adolescentes, o que significa, na prática, melhorar as condições de vida dessa população, entre as ações propostas está a elaboração do Plano Municipal para Infância e Adolescência.
Para a elaboração do Plano, foi criada uma Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa, a fim de coordenar os trabalhos, esta comissão reuniu-se na última quarta-feira, dia 23 para conhecer o Programa e iniciar os trabalhos de elaboração do Plano.
Inicialmente esta Comissão irá estudar a realidade do Município nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, para em seguida elaborar um diagnóstico. A elaboração deste Plano não será responsabilidade somente desta Comissão, será ampliado para participação popular através de audiências públicas.
“Este Programa vem contribuir para que as ações para crianças e adolescentes desenvolvidas em nosso Município sejam fortalecidas e ampliadas a fim de garantir os direitos das mesmas”, destacou Saionara Palharini, Articuladora do Programa no Município.