Na terça-feira, 10,o prefeito Antonio Vicente Piva, o secretário de agricultura e meio ambiente Ivan Marchry e a secretária de desenvolvimento Margarete Lauxen estiveram participando da 57ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, Estratégias de Combate a Lagarta Helicoperva que aconteceu às 9h30min no auditório central da Expodireto Cotrijal sendo promovido pelo Canal Rural e Sistema Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) e com apoio da Cotrijal.
O fórum reuniu pesquisadores, autoridades governamentais, representantes de empresas e líderes do agronegócio gaúcho com transmissão ao vivo do Canal Rural. A Helicoverpa armígera tem surpreendido agricultores das principais regiões produtoras do país pelo seu poder de destruição, causando perdas principalmente em áreas de milho, soja e algodão. A iminente ameaça da praga e a preocupação com os prejuízos que possa vir a causar às lavouras gaúchas motivaram a Farsul a promover esse evento, com os demais parceiros. O objetivo é informar o produtor rural para auxiliá-lo no monitoramento dessa lagarta e discutir as estratégias de controle.
O painel de debatescontou com a participação de renomados especialistas em Entomologia: o pesquisador da Embrapa Soja, de Londrina, PR, Adeney de Freitas Bueno, e o professor da Universidade de Passo Fundo, RS, José Roberto Salvadori. Eles apresentaram os panoramas nacionais e regionais sobre a lagarta. Também fez parte das discussões o gerente de regulamentação e líder da área de manejo de insetos da Monsanto, Fernando Carvalho.