Na quarta-feira, 20, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores o I Encontro de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo foi uma iniciativa da equipe de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, junto com o Centro Comunitário de Atendimento Psicológico – CCAP.
O encontro teve como tema “O tratamento da dependência química e seus efeitos”. Na oportunidade o palestrante convidado Marcus Dalsasso explanou sobre as causas da dependência química no usuário, em seus familiares e na sociedade. Também abordou sobre a importância de um tratamento adequado e humanizado para esses pacientes.
Segundo os organizadores esse encontro teve como objetivo prevenir e orientar a população sobre o uso abusivo dessas substâncias, assim como, salientar a importância do tratamento e da participação da família no processo de recuperação e reabilitação desses pacientes.
Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde possui o “Programa de Reabilitação e Integração no Tratamento da Dependência Química em Não-Me-Toque”, que prevê atendimentos psicossociais e terapêuticos aos usuários de substancias psicoativas e seus familiares. Esse trabalho proporciona suporte profissional interdisciplinar aos usuários e seus familiares, visando à manutenção da abstinência do uso de drogas e a melhoria na qualidade de vida.
“Eventos que trabalhem a conscientização sobre o uso de drogas e suas consequências são interesse de nossa secretaria e proporcionam debates sobre essa questão. Já trabalhamos com um programa de reabilitação e nossa intenção é estar melhorando sempre”. Destacou Marco Costa secretario municipal de saúde.