Na manhã desta sexta-feira (11) reuniram-se, no auditório do Sindicato Rural, representantes da cadeia agroindustrial e da agricultura familiar do Município. Na ocasião, Lecian Conrad, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo(SDR) abordou o Programa de Aquisição de Alimentos – o PAA – do Ministério do Desenvolvimento Social. O Programa, cujo convênio com Não-Me-Toque foi assinado em 2012 durante a Expodireto, permite ao Município adquirir alimentos provenientes da agricultura familiar, sem a necessidade de licitação, para destiná-los às entidades de assistência social e populações em risco de vulnerabilidade alimentar.
De maneira geral, ao Município cabe a responsabilidade de fazer uma relação dos agricultores familiares interessados em vender seus produtos para o Programa. Ao mesmo tempo, ele também deverá fazer a relação das entidades que serão beneficiadas, como por exemplo, hospitais públicos, asilos, creches, entre outros. Acertados os fornecedores e os beneficiados, o Município deve ainda acertar os calendários de entrega,definir postos de recebimento, quantidades e tipo de alimento entregue por produtor, além de lançar todos os dados diretamente no sistema informatizado do Programa, via internet. O pagamento ocorre por meio de um cartão de débito fornecido ao agricultor, que sacará o valor acordado diretamente em agências do Banco do Brasil. As Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e da Assistência Social trabalharão em conjunto com órgãos como a Emater e os Sindicatos Rurais, na organização do programa no Município e uma equipe será capacitada para a função.
O evento, que durou toda a manhã desta sexta, contou com a presença de alguns agricultores familiares; representantes de órgãos de assistência social e de agroindústrias locais.