No dia 21 de agosto de 2013, às 19 horas, no auditório da Prefeitura Municipal foi realizada a audiência pública para apresentação à população do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos.
Há pouco mais de um ano a Prefeitura Municipal está envolvida no processo de elaboração do plano através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da empresa Ambiética Assessoria Ambiental, sendo que foram realizadas várias reuniões com o comitê executivo escolhido para ajudar nos trabalhos.
Inicialmente foi feito um levantamento da situação atual de todos os resíduos gerados no município e após foram definidos quais serão as ações que deverão ser tomadas pela gestão pública para corrigir as deficiências num horizonte de 20 anos. O plano deve ser revisto a cada quatro anos, para verificar se as metas estão sendo atingidas a curto, médio e longo prazo.
De imediato foi prevista a criação de um núcleo de gestão de resíduos vinculado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que tem a função de organizar as informações sobre os resíduos sólidos, integrando as atividades de planejamento com o setor correspondente nas secretarias de Obras, Saúde e Educação.
Para o momento foi possível constatar a necessidade de intensificar os trabalhos de Educação Ambiental, principalmente nas escolas, para difundir o estabelecido no plano, priorizando a formação de cidadãos conscientes e críticos e assim melhorar o aspecto ambiental da cidade.
“Para os próximos anos, dentre outras ações está prevista a construção da Central de Triagem e Compostagem de resíduos sólidos urbanos e a conclusão do Aterro de Resíduos da Construção Civil, localizado em São José do Centro. Este plano terá um horizonte de 20 anos e estamos administrando o hoje pensando no amanhã”. Destacou o Prefeito Municipal Antônio Vicente Piva .