Na última sexta feira 15, reuniram-se no gabinete da Vice-Prefeita a comissão responsável pela elaboração da Comemoração à Semana da Mulher, participaram da reunião a Vice-Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, Clereri Schenkel Secretária Municipal de Assistência Social, Margarete Lauxen Secretária Municipal de Desenvolvimento, Bernadete Piva Primeira-dama , Katiusca de Oliveira Assessora de Gabinete, Silvia Nemecek Loss Assistente Social e representante do Conselho Municipal da Mulher e Lourdes Maria Berté Secretária do Conselho Municipal da Mulher, o objetivo da reunião foi construir a programação da semana da Mulher.
Hoje as mulheres já são a maioria nas escolas e universidades e, entre os jovens, já possuem maior escolaridade. Entretanto, as disparidades ainda são grandes no mercado de trabalho. No emprego formal, o salário da mulher é apenas 78% do salário do homem. Entre as pessoas com 12 anos ou mais de estudo, os homens ganham, por hora, 70% a mais que as mulheres. Em 1998, 52,8% das brasileiras eram consideradas economicamente ativas, comparadas a 82% dos homens. Em 2008, essas proporções eram de 57,6% e 80,5%. A participação nas esferas de decisão ainda é pequena. Em 2010, elas ficaram com 13,6% dos assentos no Senado, 8,7% na Câmara dos Deputados e 11,6% no total das Assembleias Legislativas.
As mulheres têm participação cada vez maior no empreendedorismo brasileiro. São donas de negócios, faturam mais do que os homens nas franquias e chefiam 35% dos lares brasileiros. Elas são mais participativas e cautelosas para os negócios, mas a taxa de sobrevivência dos negócios é maior. Existe até o Prêmio Mulher de Negócios, do Sebrae, para reconhecer iniciativas vencedoras de empreendedorismo feminino.
Pensando no cenário da mulher em nosso Município a comissão organizou uma Semana em comemoração à Mulher de 11 a 14 de Março de 2013, onde acontecerão painéis de debates com convidadas especiais trazendo depoimentos e orientações tratando os seguintes temas: 11/03 segunda-feira Mulher Empreendedora, 12/03 terça-feira Enfrentamento à Violência, 13/03 quarta-feira Qualidade de Vida, 14/03 quinta-feira Mulher na Comunidade os debates serão transmitidos ao vivo pela Rádio Ceres das 10 às 11 horas, será aberta a participação ao vivo no programa.
Outra novidade para esse ano é a Peça Teatral Seções Femininas com o Grupo Aldeia de Erechim/RS, o espetáculo que há dois anos faz sucesso pela região e tem uma agenda lotada, é uma comédia sobre o mundo feminino, que retrata as diversidades de um casal em crise, quando a relação esta a ponto de explodir. Sandra que representa o mundo feminino passará por algumas seções de aconselhamento com a sua mãe liberal, com uma amiga nada comum e com um Pai de Santo que trará ajuda divina para “destravar-se” para sua vida. Numa trama cômica, fetiches cotidianos do homem e da mulher vêm à tona, desmistificando a utopia do relacionamento estável em busca do prazer e da felicidade conjugal. Aguarda -se um grande público, a apresentação será dia 13/03/13 as 19h 30min no Salão Cristo Rei com entrada franca. A realização do evento é uma parceria entre a Administração Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Clereri Schenkel Secretária Municipal de Assistência Social, destaca que a valorização da mulher em cenário nacional é cada vez mais evidente ” Essa programação será especialmente para a mulher mãe, dona de casa, mulher empreendedora, a mulher líder comunitária, é nosso objetivo frente a Secretaria de Assistência Social, informar a mulher de seus deveres e direitos, e de seu verdadeiro valor perante a nação” avaliou a secretária.