A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), no último dia 29/01 proferiu o ciclo de palestras do eixo temático “Participação Social e Cidadania”, falando sobre o programa Viver Sem Limite, no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Rosário abordou as quatro linhas que constituem o programa voltado às pessoas com deficiência: acesso à educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde. O Viver Sem Limite tem R$ 7,6 bilhões em recursos para implementar políticas públicas em todo o país. A iniciativa é coordenada pela SDH/PR, envolvendo 15 ministérios e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
Somente na área educacional, a meta é adquirir 2,6 mil veículos adaptados e tornar 13,5 mil salas de aula acessíveis. Outra ação destacada pela ministra é o programa Minha Casa, Minha Vida, que tem como objetivo oferecer 1,2 milhões de residências adaptadas até o final do próximo ano.
“Os prefeitos precisam procurar as famílias que têm pessoas com deficiência e informar”, disse a ministra.
Rosário também pediu que os prefeitos e prefeitas criem conselhos da pessoa com deficiência. Outra ação frisada pela ministra é a implantação de 45 centros de referência em reabilitação.
“Uma cidade acessível deve ser uma meta para os prefeitos e prefeitas”, conclamou.
O Município de Não- Me- Toque foi representado pela Primeira-dama Bernadete Maria Piva.
-” A ministra demonstrou apoio ao nosso Município deixando seu contato direto para qualquer necessidade, já se conhecemos e foi uma grande oportunidade participar de mais uma de suas palestras” enfatizou Bernadete.