Com o objetivo de proporcionar atendimento às necessidades originárias das gestantes, seus parceiros e demais membros da família que juntos vivenciam um importante evento familiar. A secretaria de saúde iniciou no mês de fevereiro dois novos Grupos de Gestantes.
A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial, pois a gestação é um momento permeado por significados diversos e distintos segundo as singularidades da gestante e de sua família.
A mulher, durante a gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social, dessa forma independentemente das circunstâncias pessoais, familiares e sociais que envolvem a mulher grávida, esta necessita compartilhar sua história e suas percepções sendo importante ser acolhida de forma integral pelas instituições e profissionais que lhe presta assistência. Com este cuidado, ela passa a se sentir fortalecida e consegue construir um corpo de conhecimentos relativos à sua condição, o que contribui para uma vivência mais plena e saudável da gestação, do parto e da maternidade.
Sendo realizado semanalmente, nas segundas-feiras à noite e nas quartas-feiras à tarde, coordenado pela enfermeira Maria Jussara Salvadori e a psicóloga Juliane M. Strapasson, os grupos de gestantes são fundamentais para garantir uma abordagem integral e, ao mesmo tempo, específica à assistência no período gestacional.
Contudo sabe-se que o período gestacional é marcado como uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado, dessa forma o grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, promovendo uma compreensão do processo de gestação.
A Administração Municipal, em virtude da Expodireto Cotrijal, informa à todos os munícipes e visitantes os taxistas habilitados e legalizados a trabalhar no Município.
CONCESSÃO/Contato
|
JOSELAINE FREITAG WELKER 54-8141-8322
|
LEONIDAS DOS SANTOS 54-3332-2047
|
GILBERTO FELIPE SCHUSTER 54-9105-9225
|
JOSEF WILLIG 54-3332-5385
|
MARCIANO DE CAMARGO 54-9162-3344
|
DORVALINO MORAIS 54-9916-8863
|
JOSÉ VALDENOR DE CAMARGO 54-9116-2917
|
JAIME BALLIN 54-9969-4948
|
PEDRO WILLIG 54-3332-1599
|
Em Não-Me-Toque o trabalho da equipe de combate à dengue encontrou quatorze focos ao longo deste ano. O mosquito transmissor da doença, Aedes Aegypti, teve sete focos encontrados no bairro Industrial, um no bairro Jardim e três no centro da cidade.
Diante da gravidade da ocorrência, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um Comitê de Combate a Dengue que começou atuar a partir de julho do ano passado. O comitê realiza reuniões mensais com representantes de empresas públicas e privadas e representantes comunitários, debateu o assunto com os profissionais da saúde e definiu planos estratégicos para divulgação do problema e as causas que isso pode acarretar para todos.
Para o município deixar de ser positivo para a dengue, cada local de risco terá de passar por seis ciclos de vistoria sem registro de larvas ou mosquito. Assim, se tornará negativo como fator risco para as pessoas. Não houve casos da doença em Não-Me-Toque, porém os cuidados se intensificaram no verão. Com a realização da Expodireto, o intenso fluxo de visitantes aumenta o risco de ocorrência da doença e sua transmissão.
Sintomas da dengue
Os sintomas se manifestam normalmente a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem.
O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre. Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo.
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata.
A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, e até morte.
Transmissão
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. O Mosquito Aedes Aegypti costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.
Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a fêmea do Aedes voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam. Até então, eles sabiam que o Aedes só se distanciava cem metros. Fonte portal da saúde.
Não-Me-Toque é o primeiro município a elaborar um diagnóstico situacional que justifica necessidade de aumento de efetivo da Brigada Militar.
Com 13 mil Policiais Militares a menos, a Brigada Militar amarga atualmente uma defasagem de 37,4% em seu efetivo, a maior em 37 anos. Se o quadro funcional fosse preenchido, cada município gaúcho poderia receber 26 novos policiais. Parece pouco, mas 85% das cidades gaúchas, aquelas com menos de 25 mil habitantes, são guarnecidas por menos da metade desse número de PMs.
A tropa hoje é formada por 21.813 PMs, número semelhante ao existente no início dos anos 80. Enquanto isso, a população gaúcha cresceu 38,9% entre os anos de 1980 e 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A escassez de policiais acaba por atingir Interior e Capital de forma distinta. Enquanto moradores de pequenos municípios passaram a temer os assaltos a banco com explosivos — 10 dos 18 ataques neste ano ocorreram em cidades com menos de 25 mil habitantes.
No dia 21 de fevereiro, a vice-prefeita Teodora Souilljee Lütkemeyer, recebeu uma comissão da Brigada Militar o Major Sérgio Portella, Comandante do 380 BPM (Batalhão Policial Militar), Tenente João Roberto, Capitão Juliano Moura. Com o objetivo de entregar um diagnóstico situacional do município para solicitar aumento no efetivo municipal.
Na entrega do diagnóstico ao Major a vice-prefeita enfatizou:
– A falta de efetivos em todo o estado é evidente. Já solicitamos através do Poder Executivo e Legislativo o aumento do número de policiais para o município e até o momento não tivemos nenhum êxito. Diante do crescimento de nossa cidade, resolvemos renovar esse pedido, comprovando o porquê de nossa insistente solicitação.
Segundo Teodora, o Governo Municipal está trabalhando, desde o ano de 2012, na construção de um diagnóstico situacional do município com base no plano de interesse habitacional.
– Realizamos um trabalho cientifico na busca de dados habitacionais, econômicos, industriais, populacional, agrícolas. Comprovamos nesse diagnóstico, com números e dados concretos, que estamos crescendo e que precisamos de mais policiais em nossa cidade – destacou a vice-prefeita.
O 38 BPM sediado em Carazinho é responsável por 24 municípios desta região e todos estão com falta de efetivo. Não-Me-Toque é o primeiro município a entregar um diagnóstico comprovando seu crescimento com dados científicos.
Através desde diagnóstico a Corporação pode iniciar um estudo mais amplo fazendo o cruzamento de informações sobre a evolução criminal. Ao elogiar o diagnóstico, o Capitão Sérgio afirmou que o estudo pode embasar um aumento de 20% ou mais no efetivo para Não-Me-Toque.
– Este estudo será levado como exemplo para os municípios da região. É de suma importância, pois assim temos uma visão bem clara da demanda de cada cidade – afirmou o Capitão.
De acordo com os oficiais, a BM espera o ingresso de novos policiais em abril, com a formação de concursados.
Edição Jornal Afolha
O calor favorece o aparecimento de animais peçonhentos e, quem vive perto de áreas verdes, terrenos baldios e cheios de lixo, precisa ficar atento para evitar acidentes.
Durante o verão, a beira da praia também é um dos principais lugares nos quais podem ocorrer a transmissão de micoses, bicho-do-pé e bicho geográfico, pela areia e pelos animais. O período é de relax, mas não se pode descuidar da saúde.
Acidentes com aranhas e escorpiões ocorrem durante o ano todo. Já com serpentes e lagartas urticantes (bicho cabeludo) acontecem mais no verão, por conta do comportamento desses animais. Eles copulam na primavera e ficam mais ativos na época de calor.
CUIDADOS
Mantenha o pátio e o jardim limpos para afastar o aparecimento de ratos, que são alimento para cobras. Evite acumular lixo em casa para não atrair baratas, que são alimento de escorpiões. Coloque tela nos ralos.
• Sacuda lençóis, roupas, cobertores e olhe bem os sapatos antes de calçá-los.
Evite outros problemas:
• O bicho-do-pé é uma pequena pulga que vive na terra e penetra na pele. Seus hospedeiros são o homem e os animais de sangue quente como o cão e o porco. A pulga fêmea penetra na pele, onde se alimenta de sangue e desenvolve seus ovos, posteriormente eliminados no solo. No local onde a pulga penetra fica um ponto escuro que provoca dor, coceira, desconforto e inchaço. São encontradas em locais secos, arenosos, como as dunas e currais.
• O bicho geográfico é causado por larvas oriundas das fezes de cães e gatos que também penetram na pele. Os sintomas são linhas esbranquiçadas na pele e prurido. Estas larvas são encontradas com mais frequência em locais com areia úmida.
• O principal causador das micoses são os fungos que podem estar no ambiente, na pele de animais ou pessoas. Prurido, vermelhidão, coceira e descarnação da pele são alguns dos sintomas. Esses fungos tem preferência por locais úmidos e quentes.
• Evite contato direto com areia, não leve animais para beira da praia, use sempre chinelos ou sapatos fechados e mantenha a região entre os dedos dos pés, das mãos e a virilha sempre secas.
FIQUE ALERTA
Aranhas
• Caranguejeira: cor marrom-escura, coberta de pelos, pode atingir até 25cm de comprimento das patas estendidas. Dificilmente pica. O que ocorre com mais frequência é uma dermatite pela ação irritante dos pelos.
• Aranha-de-jardim: tem coloração acinzentada com desenho em forma de seta no abdome. O animal adulto mede entre 2cm e 3cm de corpo e 5cm a 6cm de envergadura das pemas. Habita campos e gramados. No local da picada pode ocorrer descarnação na pele.
• Aranha-marrom: tem cor avermelhada, com abdome em forma de azeitona. Vive sobre cascas de árvores e nas residências. Só pica quando é amassada contra o corpo. No momento da picada, há pouca dor, mas de 12 a 24 horas após ocorre necrose.
• Armadeira: tem cor marrom acinzentada. O animal adulto tem 3cm de corpo e até 15cm de envergadura das patas. Encontrada em terrenos baldios, sob cascas de árvores e até em casas. Éextremamente agressiva. Após a picada, ocorre dor intensa.
Escorpiões
• Escorpião-preto: é o mais comum no Estado. Apresenta coloração preta ou marrom escura ou corpo escuro com patas marrom mais claras.
Serpentes
• Jararaca: tem coloração marrom esverdeada, com desenhos na forma de “V” invertido em cor preta ou castanha escuro, cauda lisa. Pode medir aproximadamente 1m de comprimento. Ocorrem em todo o Estado. Na Capital, podem aparecer em áreas com mato, arborizadas. Se alimenta de ratos.
•Cruzeira: tem coloração marrom, com desenhos na forma de gancho de telefone, com a borda branca. Pode medir aproximadamente 1m
de comprimento. É encontrada em vegetação rasteira, perto de açudes e plantações.
• Cascavel: apresenta coloração marrom-amarelada, com desenhos em forma de losangos mais claros no dorso e nas laterais. Pode medir aproximadamente 1m de comprimento. Apresenta chocalho na ponta da cauda. Aparece em locais mais altos, pedregosos, e picos de morro.
• Coral-verdadeira: tem o corpo dMdido em anéis vermelhos, pretos e brancos ao redor de todo o corpo. Mede entre 70cm e 80cm, existe em Porto Alegre. Esconde-se em buracos, montes de lenhas e troncos de árvores.
Taturana
• Apresenta coloração marrom-esverdeada, com cerdas em formato de pinheirinho verdes na base e preta nas pontas. E encontrada, durante o dia, no caule das árvores. À noite, sobe na copas das árvores para se alimentar.
Acidente com peçonhentos: o que fazer
• Procure atendimento médico .
• Ligue para o CIT, que pode fornecer orientações sobre como proceder após o acidente. O telefone é o 0800-7213000.
Proporcionar segurança para o público em eventos, residências, comércio e indústria. Essa foi atribuição principal da audiência pública realizada na tarde de sexta-feira dia (22), na Câmara de Vereadores.
Em ação urgente, no mês de janeiro, após o incêndio que matou 138 jovens na boate Kiss na cidade de Santa Maria, foi instituída a Comissão Municipal para averiguação das condições de segurança nas casas de eventos, comércio e prestadores de serviços em Não-Me-Toque. A audiência organizada por esta Comissão e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento contou com a participação dos tenente do Corpo de Bombeiros de Carazinho Lisandro Antônio Ribeiro e do tenente da Brigada Militar de Não-Me-Toque João Roberto Cardoso que trouxeram esclarecimentos sobre as exigências legais.
Os militares explicaram como funciona o plano de prevenção contra incêndio e as etapas necessárias para ser emitido o alvará. O tenente Ribeiro afirmou que o papel dos bombeiros é realizar a vistoria dos locais avaliando a estrutura, as condições de segurança, desde o material, espaço físico, pontos estratégicos de saída, de acordo com o projeto elaborados pelo engenheiro da obra ou pelo técnico de segurança.
– Os bombeiros verificam quantos extintores será preciso, iluminação, corrimões, rampas nos pontos comerciais, indústria, condomínios e igreja. Tudo devem constar no plano de prevenção – explicou o bombeiro.
O tenente João Roberto, comandante da BM de NMT, lembrou que o plano de prevenção e a vistoria não são algo novo. E que nenhum local de circulação de pessoas em ambiente fechado pode funcionar sem o alvará dos bombeiros. Também alertou sobre a presença de seguranças:
– É importante frisar que nenhum segurança pode andar armado.
Comissão Municipal de Segurança
Em janeiro, o prefeito Antônio Piva instituiu uma Comissão Municipal composta por uma equipe administrativa e uma técnica. Num prazo de 90 dias a comissão deverá apresentar relatório das condições de segurança dos estabelecimentos e nos locais de evento.
Quando houver um evento no município os proprietários e promotores devem encaminhar para o Governo Municipal um pedindo de solicitação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento é responsável por exigir a documentação necessária antes de conceder a autorização.
O presidente da comissão Sílvio Renato Godoi Kuhn destacou a importância do assunto.
– A comissão está auxiliando a Secretaria do Desenvolvimento visitando com antecedência os locais de eventos para conferir se o local tem alvará de funcionamento e quais as condições básicas do local. A autorização está sendo concedida diante da assinatura, do por parte dos organizadores, de um termo de compromisso de que estão cumprindo com as exigências do Corpo de bombeiros e da Brigada Militar – esclareceu Sílvio.
No mês de março, o calendário do município consta a realização de seis eventos. Sílvio acredita ser impossível a comissão fazer vistoria em 90 dias em todos os locais de eventos agendados para o ano. Por esta razão considerou importante a realização da audiência e a presença dos organizadores dos eventos que foram convidados a participar e compareceram em grande número.
– O trabalho não para por aqui. A Comissão continuará sua participação fazendo frente ao seu compromisso que visa garantir segurança às pessoas – analisou.
Prevenção
A reunião contou com representantes do Executivo Municipal, do Legislativo e secretários de governo. A vice-prefeita Teodora Lütkemeyer observou que os cuidados preventivos são apenas o início de um trabalho que pretende beneficiar a comunidade não apenas em eventos, mas a partir de estabelecimento de uma legislação mais abrangente.
– Precisamos cuidar da nossa comunidade e construirmos juntos as regras de um compromisso que venha oferecer maior segurança para todos – falou Teodora.
O vereador Kexinho, representando o presidente da Pedro Paulo Falcão da Rosa e a Mesa Diretora da Câmara, analisou que a iniciativa é uma grande oportunidade aumentar a conscientização e para encontrar mecanismos que venham garantir tranquilidade à população.
– O objetivo não é tirar o lazer das pessoas, mas garantir mais segurança – comentou vereador destacando a importância do debate.
A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto preparou o início do ano letivo cuidando de detalhes desde a limpeza das escolas até a formação dos profissionais que vão estar em contato com os alunos da rede municipal. A preocupação se voltou para os professores, merendeiras, responsáveis pela limpeza e até os motoristas do transporte escolar.
Na manhã de 21 de fevereiro, motoristas da Secretaria da Educação e terceirizados receberam informações sobre transporte escolar. A reunião instituiu local de permanência dos motoristas, horário de expediente e estacionamento dos veículos. A secretária Griselda Scholze Blau estabeleceu que o transporte não seja para o diretor ou professor, mas sim para o aluno. Corridas extras para as escolas só poderão ser feitas com autorização da Secretaria.
– O motorista tem que ter cuidados com a manutenção do veículo escolar e com a lista dos alunos cadastrados. Não poderá usar o transporte quem não estiver devidamente cadastrado junto à Secretária – enfatizou a secretária, ressaltando a obrigatoriedade do uso do sinto de segurança.
Foi sugerido aos motoristas, já no primeiro contato, orientarem os alunos sobre as regras do transporte escolar. Os horários das escolas da rede municipal também estiveram na pauta da reunião principalmente quanto ao horário de chegada nas escolas. No turno da manhã as aulas ocorrem das 7h30min às 11h30min. No turno da tarde as aulas são das 13h20min às 17h20min. Havendo atraso no transporte escolar o motorista deverá informar à Secretaria de Educação especificando o motivo do atraso.
O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Ao estimular o aluno, o educador desafia-o sempre, para ele, aprendizagem é também motivação, onde os motivos provocam o interesse para aquilo que vai ser aprendido. É fundamental que o aluno queira dominar alguma competência. O desejo de realização é a própria motivação, assim o professor deve fornecer sempre ao aluno o conhecimento de seus avanços, captando a atenção do aluno.
Com o objetivo de motivar e orientar os professores da Rede Municipal de Ensino para o inicio do ano letivo, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto programou atividades no dia 20 e 21 de fevereiro no auditório da Acint.
No dia 20 quarta-feira teve apresentação do Coral e Flauta da Casa da Cultura com a monitora Cássia Marie da Costa Goettems,foi apresentada a nova equipe administrativa da SMECD e após teve fechamento da noite com a palestra Educação, um caminho a partir da interioridade humana com Jorge Trevisol, filósofo, teólogo, psicólogo, psicoterapeuta e escritor Jorge Trevisol. Também cantor e compositor, começou a sua palestra tocando uma música que fala sobre o ser humano.
Trevisol categoriza como positiva a promoção do encontro, afirmando que os professores não servem apenas para transmitir conhecimento, mas também para receber. “Quando eles se formam e saem com o canudo na mão, todos acham que eles só devem passar informação, mas também devem ser cuidados. Lembrem-se: professor que não é cuidado cuida de alguém com pouco cuidado.” Trevisol também falou sobre o tema por meio de exemplos tirados de sua vida e rotina de trabalho.
A Vice-Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, esteve presente no evento e desejou boas vindas aos professores enfatizando que: “Professor, você é uma pessoa importante para a sociedade. É uma das profissões mais antigas e mais importantes pelo seu papel na formação do cidadão. Os pais entregam seus filhos em nossas mãos e confiam no desempenho do nosso trabalho, para que despertemos neles o gosto pelo aprender. Ser professor hoje é viver o seu tempo com sensibilidade e consciência, precisa saber lidar com as diferenças, ter flexibilidade e ajudar o seu aluno a refletir, é ser um emancipador do saber, nos da administração Municipal acreditamos em cada um e confiamos em seu potencial. “
Nas atividades do dia 21/02 – quinta-feira, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau, fez a entrega aos professores do novo caderno de atividades que contem as orientações, determinações do RJU (Regime Jurídico Único), do Plano de Carreira do Magistério e das Ordens de Serviço da área Educacional. No caderno também consta o Calendário Escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
A coordenadora Pedagógica das Séries Iniciais Larissa Bender e a Orientadora de Estudos Tamara Brunhauser, fizeram a apresentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, frizando que esse pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Município aderindo ao pacto se compromete em alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
Ainda na noite no dia 21, a Diretora Pedagógica da SMECD, Clenice Berghan, fez a apresentação do Tema da Campanha da Fraternindade do ano de 2013, que será Fraternidade e Juventude com um dos objetivos possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos .
Na última segunda- feira dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores reuniram-se a mesa diretora da Câmara Municipal de vereadores Presidente Pedro Paulo Falcão da Rosa, Vice-Presidente Gilson dos Santos, Secretária Paula Samuel Van Schaik, segundo Secretário Ibanêz Victor de Quadros juntamente com a Vice-Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer.
O objetivo da reunião foi de analisar e detalhar os projetos que estavam em tramitação na Câmara Legislativa, essa análise colocou em pauta os projetos apresentados nessa segunda-feira, dia 25 na primeira sessão extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores.
Como resultado desse encontro a Vice-Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer enfatizou que a comunicação entre Poder Executivo e Legislativo do Município deve ser cada vez mais contínua, proporcionando assim maior compreensão do que precisamos para o desenvolvimento do nosso Município, temos que unir as forças, pois juntos poder Executivo e Legislativo vamos construir uma cidade melhor.
“Quando ideias se encontram”
Esse é o lema do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”
Conhecida por incentivar a cultura dos povos que erguem a cidade e estimular o resgate histórico do município, Não-Me-Toque aderiu ao Ano Alemanha + Brasil 2013-2014, como forma de reconhecimento a um dos povos que muito contribuiu para o crescimento do município – juntamente com os italianos, portugueses, negros e holandeses. A adesão também é uma forma de estabelecer uma parceria estratégica teuto-brasileira para expandir a cooperação entre os dois países.
O Ano Alemanha + Brasil 2013-2014 pretende dar maior visibilidade à cooperação e incentivar novas parcerias. Iniciando agora no mês de março, em Não-Me-Toque, o Governo Municipal já elaborou uma programação que começa com a presença do cônsul-geral da Alemanha, Hans-Josef Over, dia 5, para eventos no Parque da Expodireto Cotrijal e visita à casa étnica da Alemanha, na Praça Dr. Otto Schmiedt, onde será servido café colonial.
A programação também inclui dois bailes folclóricos organizados pelos grupos locais, cavalgada, festival de corais, almoço do imigrante, exposição na Casa da Cultura Dr.Otto Stahl, mini-olimpíada com jogos germânico e o lançamento de um livro de receitas “Com Sabor Alemão”.
Baile do Alemão – Immer Lustig und DurstigPav. Evangélico
DATA |
EVENTO |
LOCAL |
05/03 |
Lançamento do ano da Alemanha no Brasil, Recepção ao cônsul-geral da Alemanha, Hans-Josef Over |
Expodireto |
27/04 |
Baile do Alemão – Immer Lustig und Durstig |
Pav. Evangélico |
14 a 16/06 |
10ª Cavalgada Cidade de Não-Me-Toque |
CTG Galpão Amigo |
20/07 |
11º Tanz Ball – Tanzen ist Leben |
Pav. Evangélico |
27/07 |
Festival Municipal de Corais – SMECD |
Praça Central |
28/07 |
Almoço do Imigrante |
A definir |
22/09 |
Aniversário da Casa da Cultura – exposição etnia alemã |
Casa da Cultura |
19/10 |
I- Jogos Germânicos |
Poliesportivo e ou Campo do Colorado |