O Ministério das Comunicações divulgou em julho de 2012, a lista das 80 cidades que serão beneficiadas com o projeto piloto do Programa Cidades Digitais. O Rio Grande do Sul teve 06 municípios selecionados, entre ele Não-Me-Toque, os demais são: Candelária, Jari, Nova Bassano, Santo Ângelo e São Miguel das Missões.
Por meio do projeto de Cidades Digitais, o Governo Federal pretende melhorar a gestão e os serviços dos municípios, além de oferecer pelo menos um ponto de acesso público à banda larga.
Segundo o Ministério das Comunicações Os benefícios trazidos para os municípios que implantam projetos para se tornarem “Cidades Digitais” são inúmeros, principalmente quando se vai além da tecnologia. Assim, as cidades têm a oportunidades de melhorar a gestão pública através da rede, não apenas proporcionando à população acesso à internet de qualidade e barato, mas principalmente elevando o nível dos serviços prestados pela Prefeitura nas áreas de educação, saúde, segurança, etc., implantando ações de Governo Eletrônico. Além disso, as Cidades Digitais criam oportunidades para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico dos municípios.
O Ministério das Comunicações será o responsável pela contratação da empresa que irá instalar o anel de fibra óptica nos Municípios. A empresa responsável por instalar a fibra óptica no Município de Não-Me-Toque é a PET COM, do Estado de São Paulo.
Na tarde do dia 22/01, o Engenheiro Sidinei, da Petcom, esteve na Prefeitura Municipal, para se apresentar ao Governo Municipal e já iniciar o planejamento da Implantação da Cidade Digital. Estiveram presentes na reunião a Vice-Prefeita Teodora Lutkemeyer, a Assessora de Gabinete e Coordenadora de Projetos Katiusca de Oliveira, os Coordenadores de Informática Marcio Marques e Gian Heller e a Secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen.
Segundo o engenheiro, a previsão para instalação completa do projeto é de 01 ano, uma vez que o mesmo prevê 03 fases (em média cada fase deverá ser cumprida em 03 ou 04 meses). A infraestrutura será capaz de suportar o tráfego de dados, voz e imagem, interligando órgãos públicos, instituições governamentais e públicas locais, gerando redução de custos e melhoria da gestão pública.
Há três anos a Administração Municipal trabalha com este projeto a fim de atender a emergente demanda de comunicação no Município, sob a coordenação do Gabinete da Vice-Prefeita e do Departamento de Informática. Cabe salientar que o projeto foi elaborado pela Empresa Solução Tecnologia e atendendo as exigências do Edital de Seleção foi encaminhado pelo Governo Municipal.
“O que será implantado aqui é tecnologia de última geração, de ponta, para modernizar a gestão pública refletindo diretamente em melhoria para o cidadão”, enfatiza a Vice-Prefeita Teodora Lutkemeyer.
Na próxima terça-feira (29/01) o Prefeito Antônio Vicente Piva, estará em Brasília, assinando o Termo de Cooperação com o Ministério das Comunicações, para a Implantação da Cidade Digital em Não-Me-Toque, que tem a seguinte programação:
9:00 horas – Apresentação e esclarecimentos sobre o início da implantação do Projeto Cidades Digitais nos Municípios
11:00 horas – Assinatura dos Acordos de Cooperação.