Poder Executivo de Não-Me-Toque Poder Executivo de Não-Me-Toque

Na última quarta-feira, dia 28, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano esteve completando 35 anos. Para comemorar a data, foi realizada uma festa no ginásio da mesma. Alunos, ex-alunos, pais, professores, ex-professores, autoridades municipais e comunidade em geral foram convidados para o evento.

Dando início às comemorações, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, lembrou com saudosismo o tempo em que morava no Bairro Jardim, enfatizando que na época a escola mais próxima era a Escola Geny Viera da Cunha e destacando que a construção da EMEF Valdomiro Graciano foi um benefício à população local. O prefeito Antônio Vicente Piva aproveitou o momento e parabenizou a comunidade escolar pelos 35 anos de comprometimento com a educação.

Brindando a data, uma revista foi confeccionada e distribuída durante a festa. Crianças fizeram declamações, danças e apresentações musicais. Os membros da família de Valdomiro Graciano – patrono da escola – e seus descendentes foram homenageados. Segundo registro histórico, a escola leva o nome de Valdomiro Graciano por ele ter sido um dos primeiros moradores do Bairro Jardim, além de ter sido uma pessoa bem quista na comunidade, que trabalhou pelo o desenvolvimento do local.

A diretora Janete Eckstein Lamb homenageou também todas as professoras que atuaram como diretoras da EMEF Valdomiro Graciano ao longo destes 35 anos, enfatizando que o trabalho de cada uma foi fundamental para na construção da história da escola.

 

 

Pelo quarto ano consecutivo a Páscoa no Jardim da Casa da Cultura atrai e encanta as crianças. A abertura oficial do evento foi nesta última quarta-feira, dia 28, quando diversas crianças esperavam ansiosas pela chegada dos Coelhinhos.

Para a abertura oficial do evento estiveram presentes autoridades municipais e o frei da Igreja Católica, abençoando a todos. Na oportunidade, o prefeito Antônio Vicente Piva destacou o empenho da diretora de Cultura, Marisa Becker, para a realização da Páscoa no Jardim da Casa da Cultura.

Este ano, além das Coelhinhas Mágicas e dos Coelhinhos do Ovo de Páscoa Gigante, o irmão mais velho de todos os coelhos veio visitar a família!

A chegada dos protagonistas da Páscoa pode ser assistida novamente no domingo, dia 1º de abril e na próxima quarta-feira, dia 04. Nestas datas, será feita a reprise do show dos Coelhinhos da Páscoa no Jardim da Casa da Cultura, num espetáculo de luzes, música, dança e muita alegria. Incrementando a apresentação, o cenário montado – com coelhos de todos os tamanhos, com tenda para as crianças ouvir estórias, ovo gigante e árvore do recado – encanta a todos.

Também, no domingo, dia 1º, as alunas de ballet da Academia I9 farão apresentação e na quarta-feira, dia 04 de abril, o Coral Infantil da Casa da Cultura e os alunos de gaita da professora Cássia Goettems vão abrilhantar ainda mais o evento.

Além das datas marcadas para o show dos coelhos, os visitantes de Não-Me-Toque e região podem visitar a Páscoa no Jardim da Casa da Cultura até dia 08 de abril. Para agendar visitas de turmas de crianças, basta ligar para o fone: 54 3332 3388.

 

 

Na última quinta-feira, dia 22, a Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque recebeu a confirmação de que a larva encontrada durante a visita realizada no início do mês de março, pelos agentes de Combate a Endemias em residências do município, era mesmo do mosquito Aedes Aegypti – o mosquito da Dengue.

Frente ao resultado, a equipe de Combate a Endemias vem intensificando o trabalho realizado de controle do inseto na área de foco – que abrange parte do Bairro Jardim e do Centro. Num diâmetro de 300 metros, a partir do local onde a larva foi encontrada, 100% dos imóveis serão vistoriados pelos agentes.

Além do trabalho realizado pela equipe de Combate a Endemias, a Secretaria de Saúde pede que a população colabore, evitando manter qualquer tipo de recipiente com água parada. 

 

Na última terça-feira, dia 27, foi realizada uma audiência pública pela Secretaria de Saúde para apresentação dos relatórios de Gestão Municipal da Saúde – referente ao segundo semestre de 2011 – para a comunidade não-me-toquense, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, representantes de diferentes instituições estiveram presentes, além de representantes dos hospitais do município e membros do Conselho Municipal da Saúde. A vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer e a secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, acompanharam toda a reunião.

Quem não pôde participar da audiência pode tomar conhecimento de todos os valores gastos em saúde no último através do link http://nmt.prefonline.com.br/web/index.php?menu=governo&sub=secretarias&link=saude&sublink=estatisticas.

Ainda, os representantes do Conselho Municipal da Saúde aproveitaram a ocasião para realizarem uma assembleia geral. Diversos assuntos estiveram em pauta durante o encontro, como o Plano de Aplicação do Saldo do Incentivo Estadual da Estratégia Saúde da Família. Também ficou definido que a eleição da nova diretoria será realizada em abril.

No último fim de semana um dos jornais de maior circulação do estado noticiou que apenas 29 municípios do RS pagam o piso salarial nacional aos professores. Dentre estes, está o município de Não-Me-Toque.

O piso nacional está em R$ 1.451,00 e Não-Me-Toque paga ao magistério R$ 1.597.70 – para um professor com ensino médio (que são apenas dois no município, os demais possuem ensino superior) que trabalha 40 horas semanais. Além do salário acima do exigido pela União, o município ainda é um dos únicos que passou a cumprir o direito que o professor tem à hora trabalhada destinada a atividades extra-classe (hora-atividade).

Segundo o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, o município vem pagando o piso do magistério desde 2011, que passou por novo reajuste neste mês de março, atingindo o valor atual. “Nós tínhamos uma defasagem salarial até o início do ano passado em relação ao piso do magistério, mas a Administração Municipal tomou por meta reajustar os salários no sentido de cumprir a lei, além de valorizar o professor”, explicou Darci.

Quanto às horas-atividades, os professores tem o direito de utilizar 1/3 da carga horária para atividades escolares fora da sala de aula, como reuniões pedagógicas, formação e capacitação, além de poderem utilizar o tempo para organizar o material didático, fazer pesquisas, preparar e corrigir provas. “Até 2011 os professores de ensino fundamental, séries finais, tinham este tempo respeitado. Já os professores de séries iniciais e educação infantil não. Ao invés de terem este tempo extra, estas horas eram pagas. A partir deste ano passamos a cumprir a lei e destinar o tempo devido ao professor para realizar as atividades extras”, finalizou. 

 

 

Na última terça-feira, dia 27 de março, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, o tenente João Roberto Cardoso e o diretor de Desenvolvimento Industrial da Acint, José Barrios, estiveram reunidos, juntamente com o técnico de Informática da prefeitura, Márcio Marques, para análise dos relatórios enviados pela empresa Soluções Sistemas de Segurança Ltda – empresa contratada pela Administração Municipal para a implantação e manutenção das câmeras de videomonitoramento em Não-Me-Toque.

Como ocorreram inúmeros problemas com as câmeras desde o final de 2011 e, após diversos reparos ainda houve inúmeros danos, o técnico em eletrônica da empresa Soluções, Neocir Zemnicahak, veio novamente ao município realizar revisão e aferição na rede de energia que alimenta os aparelhos, nos dias 14 e 23 de março.

Após amplo estudo e acompanhamento, foi detectado que há uma oscilação que varia de 190V a 260V, fazendo com que as câmeras fiquem travadas, pois motores de zoom e foco são de baixa potência e muito sensíveis a picos de energia. Em muitos casos tranca o foco e em outros, a imagem fica escura e sem comandos. Em todas as câmeras foram instalados no-breaks, porém os mesmos são capazes de suportar uma oscilação de aproximadamente 15% e as oscilações ocorrentes superam esta porcentagem. Durante o teste, foi instalado numa das câmeras um no-break senoidal on-line, que estabiliza a entrada de energia e a saída, para 220V. O mesmo aparelho parou de apresentar problemas desde a instalação, sugerindo que o problema é realmente a variação de picos da rede elétrica.

Ao final dos testes, ficou concluído que a energia disponibilizada pela concessionária da cidade de Não-Me-Toque não é estável, provocando a queima e instabilidade dos equipamentos de segurança (câmeras, no-breaks e fontes), além de muitos transtornos para todas as partes envolvidas.

Diante do estudo apresentado pela empresa Soluções, a Administração Municipal, Brigada Militar e Acint contataram a empresa Rio Grande Energia (RGE), no sentido de esclarecer os fatos e expor os gastos causados pela oscilação de energia.

Agora, com o problema identificado, será mais fácil tomar providências. O Poder Público Municipal, Brigada Militar e Acint estão aguardando a fase final de observação e testes até dia 10 de abril, quando será agendada uma reunião com a empresa Soluções, para falar da atual situação das câmeras e quais providências serão tomadas para que o problema seja resolvido definitivamente.

 

Na última semana foi divulgado o Índice de Desenvolvimento Socioeconomico (IDESE) dos municípios do Rio Grande do Sul, apurados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) com base no ano de 2009. 

O levantamento, que avalia índices de educação, renda, saneamento e saúde, colocou Não-Me-Toque em 46º lugar, na frente de municípios da região. A Capital Nacional da Agricultura de Precisão atingiu a nota 0,778 – maior até que avaliação do próprio Estado, que ficou em 0,776. Carazinho ficou em 47º colocado, Tapera em 54º, Lagoa dos Três Cantos em 130º, Victor Graeff em 162º e Tio Hugo em 341º.

Tais resultados são referentes às médias atingidas nos quatro setores. Em educação, Não-Me-Toque atingiu 0,885, em renda 0,818, em saneamento 0,584 e em saúde 0,821.

Segundo o prefeito Antônio Vicente Piva o resultado é satisfatório, pois além do município ter conquistado uma boa posição no ranking de 2009, em relação ao último levantamento do IDESE, com ano base 2008, Não-Me-Toque melhorou a colocação, passando de 50º para 46º.

Os Conselhos Regionais de Desenvolviemento (COREDEs) também foram avaliados. O COREDE Alto Jacuí ficou como 4º colocado, ficando atrás apenas das regiões da Serra, Metropolitano Delta do Jacuí e Vale dos Sinos. Ao todo, o Rio Grande do Sul conta com 28 COREDEs.

A criançada pode ir se preparando porque logo, logo os coelhinhos vão invadir o Jardim da Casa da Cultura, trazendo muita alegria, brincadeiras e contando muitas estórias. Os preparativos já estão quase prontos e recebem o toque final da diretora de Cultura, Marisa Becker – quem organiza a Páscoa no Jardim da Casa da Cultura pelo quarto ano consecutivo.

A programação do evento inicia nesta quarta-feira, dia 28, com a chegada dos Coelhinhos. No próximo domingo, dia 1º de abril, além dos anfitriões orelhudos, as alunas de ballet da Academia I9 farão apresentação. Encerrando a programação noturna, no dia 04, haverá a apresentação dos alunos do Coral Infantil da Casa da Cultura Dr. Otto Stahl e dos alunos do curso de gaita, da professora Cássia Goettems. Todas as apresentações serão iniciadas às 19h30min e nos dias 1º e 04 haverá reprise da chegada dos Coelhinhos.

À parte, a Páscoa no Jardim da Casa da Cultura estará recebendo visitas de crianças, escolas e entidades entre os dias 28 de março e 08 de abril, durante o dia. Para agendar, basta entrar em contato com as organizadoras, através do fone 54 3332 3388.

Enquanto a programação oficial não inicia, Marisa Becker se dedica à produção e manutenção dos coelhos, que serão as estrelas da data comemorativa. São as mãos hábeis de Marisa que estão dando vida aos coelhos e é a capacidade criativa desta artesã que vai transformar o jardim da Casa da Cultura em espaço temático para a páscoa.

 

Mais duas casas foram entregues nesta semana através do programa Produções de Ações Habitacionais. Desta vez, os contemplados foram Maria Salete Schonhalz, da localidade de Bom Princípio, e Silvano Nienow, de Colônia Saudades.

Neste programa, o Governo do Estado disponibiliza R$ 10.000,00 para os beneficiários, enquanto o Município repassa R$ 4.000,00. As famílias que aderem ao programa, precisam ter terreno próprio e investir em mão de obra, pois as verbas estadual e municipal devem ser destinadas apenas para a compra de material de construção.

Ao todo 12 casas já foram entregues em Não-Me-Toque através do programa Produções de Ações Habitacionais e 18 devem ser concluídas nos próximos meses.

Mulheres de diferentes bairros, comunidades e até de municípios vizinhos lotaram o ginásio poliesportivo Breno Kirinus para assistir a palestra show de Leila Navarro. Com entrada triunfal, Leila já chegou impressionando, subiu no palco, tirou os sapatos e, com muita irreverência, trabalhou o tema “A ousadia, o talento e a força da mulher!”.

Utilizando histórias do cotidiano de toda mulher e experiências de vida, a palestrante enfatizou que há a possibilidade, sim, de ser mulher, mãe, esposa, profissional, amiga e, ainda assim, manter os sonhos e projetos de vida. “Quem não tem sonhos nunca enxergará as grandes possibilidades que a vida apresenta” destacou, enfatizando que nada em nossa vida muda se nós mesmos não mudarmos. “Nós somos os únicos responsáveis pela nossa felicidade e não podemos ter pensamentos ‘pobres’ sempre enxergando o lado ruim das coisas. Temos que procurar o que há de bom nos acontecimentos, pois muitas vezes, nos piores momentos da vida, é que surgem as grandes oportunidades”.

E foi brincando com o público e arrancando muitas gargalhadas que Leila deu seu recado e encerrou a noite colocando todo mundo pra dançar.

 

Giezi Schneider

Antes de Leila Navarro entrar em cena, Giezi Schneider abriu o evento com a palestra “O tom da felicidade – reflexões da música”. Tão esperado quanto a segunda seminarista, Giezi começou seu trabalho tocando a música “Felicidade” de Lupicinio Rodrigues, para embasar o tema a ser abordado. Ele destacou a autonomia da mulher, que vem sendo conquistada desde os tempos da Idade da Pedra, enfatizando que o sexo feminino é mais sensível, mas nem por isso frágil. Através de exemplos bem-humorados, enalteceu a grandeza e a força da mulher e sua determinação, concluindo que mesmo tendo suas tarefas do cotidiano e desempenhando diversos papéis, elas não podem esquecer de si mesmas e devem se dar o direito de serem felizes.

 

Encerram os Seminários para as Mulheres

E foi com Leila Navarro e Giezi Schneider que os Seminários para as Mulheres se encerraram com chave de ouro. Ao todo foram 16 palestras em bairros e comunidades, que foram realizadas em novembro de 2011 e nos meses de fevereiro e março deste ano. Temas como a violência, as diferenças de gênero e sensibilidade feminina foram destaques, promovendo momentos de aprendizado e muita descontração para a população feminina não-me-toquense.

O projeto “Seminários para Mulheres” é uma realização do Município de Não-Me-Toque, com recursos da Secretaria de Políticas para Mulheres, do Governo Federal, e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A principal finalidade deste evento é o enfrentamento à violência e a valorização da população feminina

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir