O prefeito Antônio Vicente Piva, a secretária de Administração e Planejamento, Noeli Machry Santos, e o diretor de equipe de Serviços Urbanos, Paulo Lassig, estiveram em Porto Alegre entre os dias 13 e 15 de fevereiro, tratando de diversos assuntos, junto a representantes do Governo do Estado.
Na Secretaria de Segurnaça Pública agendaram uma audiência com o assessor de gabinete, Luiz Felipe Teixeira, com quem protocolaram um pedido de ampliação de efetivos para a Expodireto, além de solicitarem um aumento no quadro permanente da Brigada Militar do município.
No Badesul, estiveram entregando documentos para a operação de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários, além de protocolarem documentos para liberação de recursos relativos à aquisição do prédio da antiga fábrica de calçados Reichert – onde será a nova sede do Senai e também onde funcionará a Incubadora Industrial. Também pensando no desenvolvimento de Não-Me-Toque, realizaram uma visita na empresa Oi, onde fizeram o pedido de ampliação dos pontos de telefonia e internet na cidade. “Estamos na era da informática e é impossível nos dias de hoje, uma empresa sobreviver sem internet. Como temos um grande número de indústrias e micro-empresas em Não-Me-Toque, também, com a construção do Distrito Industrial, é extremamente necessário que os pontos de telefonia e internet sejam ampliados o quanto antes. É uma questão de desenvolvimento para o município”, enfatizou Piva.
Uma visita também foi realizada na Secretaria de Obras Públicas, onde pediram a disponibilização do prédio escolar desativado de Colônia Saudades para implantação de abatedouro de aves, além de agroindústria. Ainda, solicitaram a cedência de máquinas do DAER para serviços de infraestrutura na área da instalação da fábrica de tratores da Stara. Por último, estiveram na Secretaria de Infraestrutura e Logistica, onde requereram o recapeamento do asfalto entre Não-Me-Toque e Carazinho nos sete quilômetros que restaram, após a restauração da estrada.
Além destes encontros relacionados diretamente à administração do município, a comitiva não-me-toquense esteve no Consulado Italiano, em audiência com o cônsul Augusto Vaccaro. Na oportunidade, fizeram o convite oficial ao cônsul para participar do evento comemorativo ao ano Brasil/Itália durante a Expodireto, que acontecerá no segundo dia da feira, 6 de março.
Nesta quinta-feira, dia 16, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, o secretário de Desenvolvimento, Jair Kilpp, a diretora da EMEF Ernesto João Cardoso, Magali Bohler da Silva, e a coordenadora do curso técnico em Agricultura de Precisão, Milene Andréia Guadagnin, estiveram em Santa Maria participando de uma reunião com assuntos relacionados à implantação de um Polo de Ensino à Distância em Não-Me-Toque.
Em dezembro, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, anunciou a criação de 48 polos de ensino à distância em 43 municípios do estado. Não-Me-Toque foi o único selecionado na região e deverá contar com o curso técnico em Secretariado já em 2012. O mesmo será oferecido na EMEF Ernesto João Cardoso – para onde também será transferido o curso técnico em Agricultura de Precisão – em função de a escola ter atendido os pré-requisitos da Rede e-Tec Brasil e do Instituto Federal Farroupilha – instituições que estão implantando o polo no município.
O edital de inscrição para o processo seletivo do curso de Secretariado deve ser publicado no dia 27 de fevereiro no site da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque e no site do Instituto Federal Farroupilha (www.naometoquers.com.br e www.iffarroupilha.edu.br). Mais informações serão publicadas após a divulgação do edital.
Para mais informações ligue na Secretaria Municipal de Desenvolvimento (54 3332 3177) ou na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (54 3332 3388).
O ano letivo teve início para os professores da rede municipal de ensino na noite desta quinta-feira, 16 de fevereiro. O retorno foi marcado por um encontro realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto no salão Cristo Rei.
Na ocasião, o prefeito Antônio Vicente Piva saudou os professores, desejando um excelente trabalho neste ano que se inicia. Também destacou a importância de cada um para a formação dos cidadãos de Não-Me-Toque. “Um futuro melhor se faz com educação de qualidade e bons professores”, declarou.
O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, cumprimentou o corpo docente das escolas municipais e em seguida fez uma breve palestra, falando sobre o aumento salarial previsto para os meses de fevereiro e março, além de explicar algumas mudanças que devem ocorrer este ano em relação à hora/atividade do professor. “Os professores de área sempre contaram com um período na semana para prepararem as atividades para o os alunos. Os professores de currículo acabavam recebendo estas horas em benefício salarial, uma vez que permaneciam todo o tempo em sala de aula. A partir deste ano esta prática está proibida por lei. Portanto, uma vez por semana, os professores de 1º ao 4º ano serão substituídos por outro colega para que o mesmo possa programar o conteúdo dos alunos – além das provas – na escola”, concluiu Darci.
Na sequência, os professores foram brindados com uma peça teatral e em seguida participaram de uma confraternização com coquetel.
Nesta sexta-feira, dia 17, os educadores participaram de reuniões pedagógicas em suas escolas. As atividades com os alunos começam na próxima quarta-feira, dia 22 de fevereiro.
No último domingo, dia 12 de fevereiro, os participantes do grupo Nova Vida da Associação Brasileira de Combate ao Alcoolismo (ABCAL) de Não-Me-Toque, participaram de um encontro, em Carazinho, promovido pelo Grupo Gratidão, dos Alcoólicos Anônimos (AA) daquele município.
O evento contou com 31 grupos de toda região e teve como meta dar espaço de manifesto a todas as entidades, através de relatos dos participantes, objetivando a troca de experiências e a superação dos problemas gerados pelo álcool.
Na oportunidade, o presidente da ABCAL, Adão Barboza, esteve acompanhando os participantes de Não-Me-Toque no encontro.