No ultimo sábado, dia 19 de novembro, a Secretaria de Saúde realizou o Dia D de combate à dengue, através dos agentes de combate a endemias. A ação ocorreu pela manhã, em frente à praça central de Não-Me-Toque.
Além da utilização de cartazes e distribuição de panfletos, os agentes abordaram pedestres e motoristas para fazer o trabalho de conscientização.
O objetivo do Dia D foi alertar quanto à facilidade de reprodução do mosquito aedes aegypti, transmissores da dengue, que pode ocorrer em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Neste sentido, foi solicitado o engajamento de toda a sociedade no combate ao mosquito, para que o cuidado em relação aos locais e objetos que retêm água sejam redobrados, evitando a proliferação do mesmo, ainda mais com a chegada do verão. Neste período há mais probabilidade de reprodução do mosquito, em função do calor.
No verão do último ano foram encontradas larvas do aedes aegypti e albopictus (outra espécie do mosquito da dengue). Felizmente, não houveram pessoas infectadas pelo vírus em Não-Me-Toque.
Os agentes de combate a endemias também pediram uma atenção especial em relação aos cemitérios existentes no município, para que as pessoas coloquem areia até a borda dos vasos de flores, pois neles sempre há muita água parada.