A diretora da Equipe Administrativa, Adriana da Silva, e a coordenadora do Núcleo de Atendimento, Letícia Weber, estiveram participando de capacitação para a implantação da Regulação Ambulatorial Informatizada em Não-Me-Toque.
O curso, realizado em Porto Alegre, no dia 28 de setembro, teve por objetivo ensinar as formas de uso do novo Sistema de Administração Geral dos Hospitais (AGHOS) – o qual deve estar em funcionamento até dezembro em pelo menos 48 hospitais gaúchos. Em Não-Me-Toque o mesmo deve estar em funcionamento a partir do dia 15 de outubro.
Este sistema permitirá o intercâmbio de informações entre hospitais e postos de saúde, além de agendamentos de consultas. Ainda, o Estado está vendo uma forma do Poder Judiciário ter acesso ao programa, para poder acompanhar os encaminhamentos realizados. A intenção é que, com este novo método, se forme uma fila única para as consultas encaminhadas a Porto Alegre e para outras cidades do estado.
Conforme resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB – 237/2011) as cotas ficaram definidas da seguinte forma: 55% das consultas para Porto Alegre e 45% das consultas para o interior do Estado.
O objetivo da capacitação foi de orientar as funcionárias da unidade de saúde para uma regulação nas especialidades não disponíveis para o interior, bem como facilitar o encaminhamento de consultas nestas áreas à capital.