Durante toda a segunda-feira, dia 29 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Aproveitando a data, foi realizada na Estratégia da Saúde da Família (EFS) Central, juntamente com os agentes comunitários de saúde e servidores da Secretaria da Saúde, uma atividade de conscientização dos malefícios do cigarro.
Para chamar a atenção dos usuários dos serviços de saúde do município, todos os funcionários do Posto Central estiveram vestindo roupas pretas com um adesivo contra o fumo. Ocorreu também a distribuição de folder informativo, a troca de cigarros por mudas de arvores frutíferas, que teve por objetivo simbolizar o início de uma nova vida. A agente comunitária de saúde Fernanda Michelline vestiu um manto preto com várias gravuras das consequências que o cigarro trás para a vida dos fumantes e dos que convivem com os mesmos.
Todo mundo sabe que fumar faz mal para a saúde. Mas você sabia que a fumaça do cigarro contém cerca de 4.000 substâncias químicas, algumas delas comprovadamente causadoras de Câncer? A boa notícia é que parar de fumar pode reverter os efeitos do tabagismo quase imediatamente.
PARAR DE FUMAR: BASTA UM PASSO… VOCÊ QUERER!!!