Na última sexta-feira, dia 22 de julho, foi realizada uma reunião em Sarandi, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promovida pelo INCRA. Representando o município de Não-Me-Toque estiveram o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Johannes van Riel, e a coordenadora das Agroindústrias, Maria Elise Rauber.
Na ocasião foi discutido sobre o projeto Terra Sol – projeto este que visa o aumento de renda das famílias que vivem em assentamentos da reforma agrária. Segundo dados do INCRA, há 156 assentamentos federais e 135 assentamentos estaduais no RS.
Uma das ações que vem sendo elaborada através deste projeto é a implantação de cerca de mil novas agroindústrias nos assentamentos de todo o estado. Para isso, a Emater ficou encarregada de apresentar demandas e projetos dos assentamentos até novembro deste ano, além de realizar levantamentos dos grupos de famílias interessadas na implantação de agroindústrias.
Assentamento Libertação Camponesa
Para discutir sobre o mesmo assunto, foi realizada uma reunião no assentamento Libertação Camponesa em Não-Me-Toque, nesta terça-feira, dia 26 de julho. A associação de agricultores do local, Amigos da Terra, encaminharam um pedido de instalação de uma agroindústria de defumados e embutidos à Emater e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do projeto Terra Sol, no dia 5 de julho.
Então, para definir o local de funcionamento da agroindústria, bem como questões relativas ao projeto, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Johannes van Riel, o médico veterinário e supervisor técnico da prefeitura, Luiz Alberto de La Canal e o representante da Emater, Elemar Porch, participaram da reunião sanando todas as dúvidas da comunidade local.
Agora, o próximo passo é a realização de uma avaliação do local pela equipe do Departamento do Meio Ambiente, para dar continuidade ao projeto.