Na última sexta-feira, dia 22 de julho, os secretários de Obras, Ivan Cesar Machry, e de Gabinete, Pedro Fioravante Piva, estiveram na divisa de Não-Me-Toque e Colorado, onde uma das pontes do rio Cotovelo cedeu e ficou inutilizada após o nível do rio ter subido muito em função das chuvas constantes da última semana.
A ponte ligava a comunidade de São Roque (pertencente a Não-Me-Toque) à Vista Alegre (localidade de Colorado). Representantes da prefeitura de Colorado também estiveram no local. Para agilizar o processo no sentido de analisar as condições da ponte, ambos os municípios levaram consigo membros da Defesa Civil, que respondem à sua região (Não-Me-Toque à Passo Fundo e Colorado à Santa Maria).
Na ocasião ficou decidido que não há mais possibilidade de se utilizar a ponte, uma vez que a estrutura foi muito comprometida. Com alguns reparos ela deverá suportar o trafego de pequenos automóveis e o trânsito de pessoas, até que uma nova ponte seja construída.
Os agentes da Defesa Civil de Passo Fundo e Santa Maria concluiram de que se trata de uma situação de emergência localizada, conforme foi oficialmente publicado ontem, através do Decreto 186/11 de 26 de julho de 2011. O estrago afeta cerca de 1.200 pessoas que precisam passar pelo local, principalmente para escoar a produção.
Através deste decreto a prefeitura de Não-Me-Toque irá pleitear recursos da Defesa Civil Estadual e Nacional para a construção de uma nova ponte naquele local.