A secretária de Assistência Social, Margarete Lauxen, esteve realizando uma palestra para os alunos do 2º ano da EMEF Ernesto João Cardoso, na última sexta-feira, dia 17. A professora Jociéli Nienov, regente da turma, fez o convite à secretária para que ela contasse a história da escola às crianças.
Durante o encontro, Margarete falou sobre os quase 28 anos da escola localizada no Bairro Viau. “Como é a escola em que eu trabalhei por muito tempo, atuando como diretora e depois como vice, até assumir a Secretaria de Assistência Social, tenho muito conhecimento sobre a história da Ernesto João Cardoso, principalmente depois de termos feito uma revista com todo um resgate histórico da escola, em 2003, quando a mesma completou 20 anos. Na época, eu era a diretora do colégio e, juntamente com os outros professores e alunos, me empenhei muito para fazer um levantamento fiel de tudo que aconteceu desde a inauguração da EMEF até os dias de hoje”, explicou Margarete.
Uma das curiosidades que Margarete contou aos alunos foi sobre o nome da escola. Segundo a secretária, a escola foi batizada de Ernesto João Cardoso por ele ter sido um prefeito que muito investiu em educação. “Durante o mandato dele, 22 escolas foram construídas”, comentou.
Projeto Conhecendo Instrumentos Musicais
Ainda, a mesma turma de alunos, esteve visitando o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na semana anterior à palestra, no dia 8 de junho, para conhecer a Banda do CEI. Segundo a professora Jociéli Nienov, a atividade fez parte do projeto Conhecendo Instrumentos Musicais, que vem sendo desenvolvido desde abril. “O objetivo deste projeto é que as crianças tenham conhecimento de diversos instrumentos musicais, além de promover o incentivo da percepção de diferentes sons”, explica a professora, enfatizando que os alunos ficaram fascinados com a oportunidade de ver, ouvir e interagir com as crianças da banda. Para ela, foi uma maneira prazerosa das crianças descobrirem o mundo da música.