De 16 a 27 de março houve visitação à Casa da Saúde do SESC, na Praça da República, em Ijuí. Representando Não-Me-Toque estiveram presentes a enfermeira Aline Fabiana Hartmann e assistente social Margit Wegener Malheiros.
A Casa da Saúde realiza diversas atividades preventivas e procedimentos, tais como a verificação de pressão arterial, verificação do índice da massa corporal (IMC) e exames de visão, colesterol, triglicerídeos e glicemia em jejum (HGT) totalizando aproximadamente 500 procedimentos diários e cerca de 2000 visitantes por dia.
O projeto Casa da Saúde do SESC atua essencialmente no sentido preventivo, por isso dispõe de uma equipe transdisciplinar que conta com o apoio de profissionais de diversas áreas, bem como enfermagem, nutrição, odontologia, optometria e educação física.
A enfermagem trabalha principalmente com orientações sobre câncer de pele, câncer de próstata, auto exame de mamas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), correto uso do preservativo masculino e feminino e realiza a distribuição de preservativos.
Os educadores físicos fazem a aferição do peso corporal, da altura e as medidas necessárias para a verificação do IMC, encaminhando quando necessário os pacientes para uma avaliação com a nutrição.
A nutrição fica com a parte das orientações sobre alimentação saudável e as medidas que devem ser tomadas para redução ou ganho de peso, conforme necessidade de cada um.
A área odontológica possui excelentes macromodelos e materiais educativos para orientações a turmas escolares e também realiza a escovação preventiva em crianças menores de 12 anos.
O profissional optometrista atua realizando exames e orientações preventivas sobre a saúde visual.
De acordo com a equipe organizadora do evento, a mostra é fundamentada no conceito da Organização Mundial da Saúde, que preconiza o direito à prevenção e a proteção à saúde e na missão institucional do SESC.