Muitas mulheres têm aproveitado o período de férias para procurar os postos de saúde do município para realizar o exame preventivo de câncer do colo do útero.
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que nos meses de janeiro e fevereiro a coleta para este exame pode ser feita no Posto de Saúde dos bairros Jardim, Santo Antônio, Industrial, além do Posto de Saúde Central. No Bairro Jardim a coleta pode ser feita nas segundas-feiras pela manhã e nas quartas-feiras à tarde. No Bairro Santo Antônio o exame pode ser realizado nas quartas-feiras, durante o dia inteiro. No Bairro Industrial o procedimento está sendo feito nas terças-feiras, o dia todo, e no centro nas terças e quintas-feiras pela parte da manhã. Em todos os postos o exame é realizado por ordem de chegada, com exceção do Posto de Saúde do Bairro Industrial, onde o exame deve ser agendado.
A enfermeira coordenadora do programa Saúde da Mulher, Liliane Erpen, explica a importância do exame, também conhecido como Papanicolau:
– É importante que todas as mulheres que já tiveram relações sexuais façam este exame uma vez por ano. O exame preventivo é fundamental para detectar diversas doenças e, principalmente, o câncer de colo de útero, que é uma doença silenciosa e os sintomas só aparecem quando está em fase mais avançada. Diagnosticado no início, é uma doença fácil de tratar.
A enfermeira também lembra a todas que é necessário tomar alguns cuidados antes da realização do exame, para que não haja alteração no resultado. Não deve ser feito ducha vaginal antes do procedimento, nem ter relação sexual até 48 horas antes. Se a paciente estiver menstruada ou fazendo tratamento com creme vaginal, o material ginecológico também não poderá ser coletado.
Liliane também acrescenta que pacientes com idade acima dos 40 anos recebem requisição para fazer mamografia – exame que deve ser feito a cada dois anos após esta idade.
É necessária a apresentação do cartão do SUS para a realização de qualquer um dos exames, quando realizados na Rede Pública de Saúde.