Você já parou para pensar onde está sua carteira de vacinação?
Certamente, a maioria das pessoas responderá que não, afinal, muitas delas não sabem nem qual a última vacina que tomaram. Manter o documento sempre ao alcance é de fundamental importância para evitar aplicações desnecessárias ou, até mesmo, superdosagem.
Pais e mães costumam achar que apenas na infância a manutenção do documento de vacinação em dia é essencial. Enganam-se os que pensam dessa maneira, afinal, tão importante quanto a carteira de identidade, é a de vacinação. Várias são as situações em que a consulta aos registros é necessária.
Possuir a carteira atualizada é indispensável para que o médico possa avaliar todos os riscos e necessidades do paciente, por exemplo, diante de um quadro infeccioso. Outra situação em que a consulta aos registros é de extrema importância ocorre após acidentes. Se uma pessoa sofrer um corte ou perfuração por objeto metálico, e estiver com a vacina contra o tétano em dia, não há a preocupação de ela desenvolver a patologia caso tenha tido contato com o vírus.
Situações em que o adulto pode precisar de sua carteira:
✔ Quando sofrer um acidente.
✔ Quando viajar, mesmo dentro do Brasil.
✔ Quando trabalhar fora do país.
✔ Quando estudar fora do país.
✔ Quando é contratado para um trabalho, mesmo que no Brasil.
✔ Na gestação.