A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS) promoveu no dia 11 de novembro, o III Seminário Estadual sobre Deficiências e Inclusão Social: Temas Contemporâneos, em Porto Alegre.
Representando a SMECD as professoras Eli Donatti e Griselda Blau participaram do evento, o qual abordou assuntos como legislação, família e educação inclusiva. A partir da Constituição de 1988 foi solidificada a proteção jurídica e a integração social das pessoas com deficiência, onde o respeito às diferenças e à diversidade são valores e direitos fundamentais.
“O meio social padroniza os sujeitos, porém a diversidade precisa ser considerada, para se promover uma sociedade mais justa e acolhedora a todos” enfatiza a professora Eli após o seminário.
Os palestrantes deste evento foram as assistentes sociais, Idília Fernandes e Vera Negrini, o psicólogo Charlie Severo, o psicólogo e psicanalista Gerson Pinho, a auditora fiscal Ana Costa, a analista de recursos humanos Elisângela Martins, e as pedagogas Mara Sartoretto, Maria Monteiro e Suzana Pacheco.