A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, juntamente com as escolas: EMEIs Arlindo Hermes, Ciranda da Alegria, Pequeno Polegar e EMEF Ernesto João Cardoso/Turno Integral, no início do ano letivo 2010, organizaram atividades de formação para cada segmento.
No dia 02/02, as Auxiliares de Serviços Gerais, pela parte da manhã, tiveram palestra com a psicóloga Sandra Diehl, onde o tema abordado foi "O bem estar do profissional e o valor do trabalho cooperativo". A palestrante destacou a importância das relações interpessoais no cotidiano escolar, segundo ela todos educam e são modelos para as crianças. Sandra também enfatizou o quanto precisamos entender a nós mesmos e aos outros para termos qualidades em nossas relações.
Após o almoço, sob a coordenação da SMECD e Equipes Gestoras das Escolas envolvidas, foram realizadas diferentes atividades em grupos onde possibilitou-se vivenciar, refletir, discutir e ampliar conhecimentos sobre o verdadeiro papel da cooperação. Todas as coisas que aprendemos e compartilhamos fazem parte daquilo que somos, pensamos e fazemos. Acredita-se que ao oportunizar esses momentos as qualidades de nossas relações sociais se aprimoram.
Iara Caierão, Doutora em Educação e Psicopedagoga, no dia 03/02, trabalhou com as professoras e monitoras das escolas citadas. Com o tema "Adaptação Escolar: tornando feliz essa significativa experiência", destacou a importância do momento de adaptação da criança, da família e da escola.
A Palestrante ressaltou que a adaptação é um processo contínuo de mudanças, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento, podendo envolver dor e sofrimento, tanto para a criança, quanto para a família e escola. Segundo ela a família precisa "confiar" na Escola/Professor e o Educador precisa oferecer muita segurança a criança e aos pais. Quando todos estão preparados é mais fácil e prazerosa esta passagem.
"Infância: preciosidade desse momento para os pais investir em segurança e limites", foi o tema explanado aos pais, no dia 04/02, pelo Médico Anaor Aguiar. Destacando o período de desenvolvimento da personalidade que se dá nessa etapa de vida, das crianças na Educação Infantil, o Médico chamou atenção para o papel dos pais e professores que vivem com as crianças nessa faixa etária. Entre muitas estatísticas e afirmações o Médico Anaor ressaltou a importância de gratificar as crianças pela saúde, sucesso, conquistas e vitórias, pois assim estaremos contribuindo para a formação de verdadeiros cidadãos.