Representantes do governo municipal de Carambeí/PR estiveram em Não-Me-Toque
Com o objetivo de firmar parceria com municípios onde habitam descendentes e imigrantes holandeses, o governo municipal de Carambeí/PR está buscando parceiros para a elaboração de um projeto em nível nacional, marcando as comemorações festivas ao centenário da imigração holandesa no Brasil.
O projeto visa instituir o ano de 2011 como Centenário da Imigração e Colonização Holandesa no Brasil.
Conforme explicou o representante da prefeitura de Carambeí (chefe de gabinete) Mauricio do Nascimento Bernardes, a idéia é contatar todos os municípios que também possuam imigrantes holandeses, como é o caso de Não-Me-Toque/RS, Arapoti, Castro e Castrolandia/PR.
O projeto também pretende contar com o apoio das empresas holandesas que atuam em todo território nacional, promovendo investimentos e intercâmbio cultural com todas as cidades envolvidas.
Os representantes do município paranaense foram recepcionados pela vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o secretário de Desenvolvimento Jair Kilpp, o presidente da Associação Holandesa Harrie Stapelbroek e Willibrodus Van Liesout.
A vice-prefeita Teodora acenou positivamente a idéia do projeto, que vem ao encontro da comunidade holandesa não-me-toquense. Uma nova visita será marcada para definir as diretrizes do projeto, através de uma comissão formada por representantes dos municípios envolvidos.
Após a reunião, a vice-prefeita presenteou os visitantes com uma mandala, símbolo do Município e um livro que conta a história de Não-Me-Toque.
O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira 16 de abril de 2009, no gabinete do prefeito. Também fizeram-se presentes, o vereador de Carambeí Vanderlei Rodrgues (PSDB) Carambeí e o assessor de gabinete da prefeitura, Luiz Carlos Pestana.