Quem não se rende ao saudosismo das belas recordações do passado?
Quem não se recorda das novelas de época: por exemplo, "O Bem Amado", com o simplório prefeito Odorico Paraguaçu interpretado por Paulo Gracindo? Todas as suas aparições públicas eram anunciadas pela Banda Marcial do Município, e era sempre uma festa.
As bandas marciais e de fanfarra foram se perdendo pelo caminho da modernidade atual, e hoje se prioriza a música mecânica eletrônica e outros atrativos modernos, salvo as comemorações cívicas.
O Natal Étnico de Não-Me-Toque é uma referência cultural, tal a miscigenação de povos que cultivam as suas tradições de costumes de cada região. O resgate e a valorização da arte oportunizando novos talentos faz com que a Festa dos Povos cresça mais e mais a cada ano.
Salve, salve, senhor Schwatz, e dona Mariza Becker, pela dedicação e empenho dispensados à tão valiosa Banda Marcial, que nos contagia com a sua imponente performance.
A criatividade do maestro Tiago Silva e dos jovens músicos dão destaque às apresentações em todos os eventos que participa.
Mais uma vez o povo nãometoquense se orgulha por sediar o Festival Municipal de Bandas Marciais e Fanfarra dentro da programação do Natal Étnico.
O evento reuniu oito Municípios do Estado, o que abrilhantou ainda mais a festa realizada na praça central Dr. Otto Schmiedt, no domingo (25/11), reunindo mais de quatro mil pessoas.
Municípios participantes: Carazinho; Colorado; Erechim; Garibaldi; Ibirubá; 15 de Novembro; Não-Me-Toque e Palmeiras das Missões.
A Banda Marcial Municipal da cidade de Não-Me-Toque tem a coordenação geral de Carlos e Marisa Becker, Mor da Banda Felipe de Quadros e regência do Maestro Tiago Silva.
Composta por 60 figurantes, apresenta alas com balizas, destaques com a bandeira da Banda, bandeira do Município, bandeira do Rio Grande do Sul e bandeira do Brasil, bem como o corpo coreográfico que apresenta conjuntos de movimentos afins com as músicas executadas.
A Banda executa Dobrados, Valsas, Música Popular Brasileira, Blues e Polkas.
A Banda Marcial Municipal de Não-Me-Toque, participa ativamente de todas as atividades públicas e privadas do município, bem como de outros eventos no Estado.