A EMEF Amália Kerber, de São José do Centro, realizou na manhã de 17 de novembro, a III Mostra do Projeto Cooperativismo, Alimentação Saudável. Foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos da Educação Infantil, e dos alunos de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
Para a diretora da escola, Elena Strauss, esta mostra representa o fruto do nosso trabalho, que a cada ano está sendo ampliado e mostrando muitas novidades. “É na integração da comunidade escolar dentro do projeto cooperativismo, que os alunos aprendem o que é o cooperativismo, trabalham em equipe, compartilham conhecimentos e os lucros gerados”, explicou a diretora.
A propriedade rural só se mantém através de um sistema cooperativista, e na escola esta idéia já é mostrada aos alunos desde as primeiras séries do ensino fundamental, argumentou o presidente do CPM da escola Amália Kerber, Cláudio Wagner.
Para a secretária de Educação, Teodora Lütkemeyer, a escola se destaca por manter em funcionamento uma cooperativa escolar, que não ficou somente no papel.
Trabalhos
O projeto “fuxico”, apresentado durante a mostra, representa um exemplo de cooperação e preparação. Neste projeto as alunas compram todo o material necessário, confeccionam os trabalhos (tapetes, jogos para cozinha, jogos de cama, proteção para garrafas térmicas, toalhas, panos de prato, entre outros), e comercializam seus produtos, com uma pequena margem de lucro. Ao final do ano letivo, os lucros serão divididos entre os participantes do projeto.
Os alunos também apresentaram na mostra, alimentos que auxiliam na prevenção e tratamento de algumas doenças como a banana, o alho, salada-de-frutas, vinagre e sal temperado e açúcar natural. Dentro das etnias alemã e italiana, os alunos ensinaram receitas onde o azeite, não é utilizado na preparação dos alimentos.
O relógio dos chás, apresentado pela Emater na Expodireto Cotrijal 2005, também foi colocado em prática pelos alunos da Escola Amália Kerber.
Cooperativa Escolar
A Cooperativa Escolar Amália Kerber (CEAK), foi instituída no dia 17 de maio de 2005, e tem por objetivo principal, unir os alunos de 5ª a 8ª séries, e educá-los dentro dos princípios do sistema cooperativo, da solidariedade e do auxílio mútuo, além de promover a defesa dos seus interesses econômicos, com barateamento do material escolar e do que for exigido para a vida escolar.
A CEAK é presidida pela aluna Cristina Napp, e auxiliada pelos membros do Conselho Fiscal: Gustavo Strauss e Éverton Auler, e pelos suplentes: Jéssica Nickhorn e Iago Alberton.