Foi realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2005 o I Seminário sobre Álcool e Drogas no Pavilhão Evangélico de Não-Me-Toque. Não jogue com a vida foi o tema. O trabalho foi efetivado através de um projeto de lei do Legislativo Municipal, de autoria do vereador do PP Valdir Alberi Kirst (KEXINHO) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo da ação é garantir à comunidade não-me-toquense, através desse Seminário que será realizado anualmente, orientação e esclarecimento sobre os danos que causam as drogas, lícitas e ilícitas. Um exemplo é o cigarro: essa é a droga que mais causa mortes no mundo, e está ao alcance de qualquer um legalmente. Por isso a preocupação em orientar os jovens, que se arriscam em aventuras com um caminho muitas vezes – sem volta.
O seminário teve a participação das Escolas do Município, e as palestras foram direcionadas aos estudantes de 5ª a 8ª séries. O palestrante Ricardo Valente, (Psicólogo, professor, jornalista especialista em Dependência Química) destacou sobre a importância da união da família: só assim é possível ter um controle e acompanhamento melhor nos atos dos seus filhos, adolescentes ou não.
O evento teve grande repercussão pela importância do tema Álcool e Drogas. Esse seminário serve para abrir a mentalidade das pessoas. O alcoólatra muitas vezes é tratado como um coitado, mas na verdade ele precisa de ajuda e esse projeto veio de encontro às ações de apoio que a ABCAL desenvolve e, ainda, ajudar os pais na orientação dos seus filhos comenta o representante da ABCAL Dirson Arend.
O Projeto Não jogue com a vida tem o apoio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Brigada Militar, Secretaria de Educação, Escolas do Município e ABCAL.
Notícias
Não-Me-Toque Realiza I Seminário “Não Jogue Com a Vida”